O vereador Kaíque Souza (Podemos) licenciou-se do cargo no início do mês de agosto, quando assumiu a Secretaria Especial da Juventude, Esporte e Lazer de Ilhéus. Desde então, a cadeira na Câmara de Vereadores passou a ser ocupada pelo primeiro suplente do Podemos, Sérgio do Amparo.
Apesar do afastamento do Poder Legislativo, segundo o Pauta Blog, Kaíque manteve na Câmara os 15 assessores e diretores que nomeou. Por isso, o suplente exerce o cargo de vereador sem direito a nomear os próprios auxiliares. O site também informa que Sérgio ainda não teve acesso ao gabinete parlamentar.
O PIMENTA consultou um especialista em legislação municipal. Ele alertou que a Lei Municipal 2.677/98 estabelece que apenas vereadores titulares podem nomear assessores.
Na tarde desta quarta-feira (15), por volta das 16h20min, o PIMENTA entrou em contato com o secretário municipal para ouvi-lo sobre a publicação do site. Kaíque disse à reportagem que se manifestará por meio da assessoria, que vai divulgar nota a respeito da matéria citada. Atualizado às 19h06min.