Projeto Cabra Macho presta mais de 200 atendimentos, apesar da pandemia || Foto Antonio Carlos Silva
Tempo de leitura: 2 minutos

O Mutirão Cabra Macho, promovido anualmente pela Igreja Batista Teosópolis de Itabuna, atendeu 209 pessoas, gratuitamente, com exames de detecção do câncer de próstata neste ano. A nona edição do projeto contou com a participação de 8 médicos urologistas, psicólogos e cerca de 30 voluntários.

“Nesta edição, devido à pandemia, utilizamos o cadastro que temos na igreja, reduzindo o número de atendidos para evitar aglomeração”, informou o pastor Geraldo Meireles, presidente da IBT.

Os exames de PSA foram realizados previamente, no mesmo dia, em grupos de 50 pessoas. Já os exames com os urologistas foram realizados em quatro etapas.

Dos 209 homens atendidos, 43 (20,57%) repetiram o exame do PSA no laboratório LAP, um dos parceiros do Projeto. Também foram feitas 13 biópsias (6,22%) e 19 USG e outros encaminhamentos (9,09%).

Atendimento respeitou os protocolos de saúde para evitar contágio pela covid-19

“No próximo ano, certamente com a queda da pandemia, queremos voltar a oferecer uma média de 900 exames como nas edições anteriores”, disse Gilson Pinheiro, do Ministério da Ação Social da IBT.

UNIDADE DE SAÚDE NA IBT

A Igreja Batista Teosópolis de Itabuna cedeu em cessão não onerosa (gratuitamente) para a Secretaria de Saúde de Itabuna, espaço para o funcionamento provisório da Unidade Básica de Saúde (UBS) Lavignia Magalhães.

A unidade passa por reforma e está funcionando provisoriamente, durante três meses, nas instalações cedidas pela Igreja Batista Teosópolis, na Rua Santo André, 231, Bairro Conceição.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.