Manifestação será às 9h, na Praça Cairu
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma manifestação contra as deficiências do transporte coletivo de Ilhéus está marcada para as 9h desta terça-feira (28), na Praça Cairu. Entrevistado pelo Café com Pimenta, o vereador Augusto Cardoso, Augustão (PT), convidou os moradores do município para o ato.

Segundo o parlamentar, a redução do número de linhas de ônibus é uma das reclamações mais constantes dos usuários do sistema. O problema prejudica mais as comunidades da zona rural e dos bairros afastados do Centro.

PROBLEMA NACIONAL E AUXÍLIO VETADO

Desde a chegada do novo coronavírus ao Brasil, no início do ano passado, a crise do transporte coletivo afetou diversas cidades. No período de 16 de março de 2020 a 30 de abril de 2021, 25 operadoras de transporte coletivo interromperam a prestação do serviço e 76.757 rodoviários foram demitidos, conforme dados da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

No dia 10 de dezembro de 2020, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou o socorro financeiro de R$ 4 bilhões aos sistemas municipais de transporte. O auxílio seria destinado aos municípios com mais de 200 mil habitantes. No último mês de março, o Congresso manteve o veto.

PROFISSÃO PERIGO

Os rodoviários brasileiros foram atingidos em cheio pela covid-19. Mesmo expostos ao convívio com centenas de passageiros por dia, em veículos abarrotados nos horários de pico, os motoristas e cobradores de ônibus só foram incluídos nos grupos prioritários de vacinação em abril de 2021.

De janeiro a abril de 2021, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) registrou 636 desligamentos de motoristas de ônibus por morte. A categoria ocupa a 9ª posição na lista macabra, que é encabeçada por profissionais de saúde.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *