A celebração da posse canônica do novo bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Giovanni Crippa, será no próximo sábado (9), às 10h, na Catedral São Sebastião. Antes, na sexta-feira (8), ele concederá entrevista coletiva à imprensa, às 15h, no Palácio Paranaguá, no Centro Histórico.
O novo bispo diocesano substitui Dom Mauro Montagnoli, que completou 75 anos de idade e deixou a liderança eclesiástica da diocese ilheense após 26 anos.
TRAJETÓRIA
Dom Giovanni nasceu em Milão, na Itália, em 1958. No dia 13 de setembro de 1981, professou os votos perpétuos no Instituto da Consolata. Doutorou-se em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em 1996.
Viveu seus primeiros anos de sacerdócio na Itália, onde foi Animador Missionário e Vocacional, professor na Faculdade de Missiologia da Pontifícia Universidade Urbaniana e membro da Coordenação do Departamento Histórico do Instituto da Consolata.
Chegou ao Brasil em 2001 e se estabeleceu em Feira de Santana, onde se tornou vigário da paróquia Santíssima Trindade. Três anos depois, tornou-se pároco da mesma. O Papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Ilhéus em 11 de agosto passado. Na próxima quarta-feira (6), Dom Giovanni completará 63 anos de idade.
Respostas de 2
Que Deus o abençoe neste pastoreio na diocese de Ilhéus
Está bem vindo D. Giovanni, e agradecer também o tempo que D. Mauro esteve em nosso meio.