Bandeiras da campanha Outubro Rosa no Calixto Midlej Filho
Tempo de leitura: 2 minutos

O câncer de mama atingiu mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo em 2020, com o maior índice de mortes, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com especialistas, a doença tem alta chance de cura se descoberta precocemente. Para ajudar a promover a conscientização e prevenção, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) realiza, durante o mês de outubro, diversas atividades nas suas unidades de Quimioterapia e Radioterapia.

Os profissionais dos dois hospitais estão mobilizados na campanha para alertar às mulheres sobre a necessidade da realização de exames preventivos e as consultas periódicas. As atividades já foram iniciadas na Unidade de Quimioterapia, no anexo do Hospital Calixto Midlej Filho. No Centro de Radioterapia, no anexo do Hospital Manoel Novaes, as ações começarão na próxima quarta-feira (13).

A campanha seguirá até o final do mês. Durante os próximos dias serão ministradas palestras sobre o tema, além de uma live com um especialista. A transmissão ao vivo, pelo instagram @santacasadeitabuna, será nesta quinta-feira (14), a partir das 19h, com a participação do médico Luciano Peixoto.

Com o Outubro Rosa, a fachada do  Calixto Midlej Filho ganhou uma iluminação especial. A cor rosa também está presente nas bandeiras hasteadas em todas as unidades da Santa Casa.

DADOS PREOCUPAM NO NORDESTE

O Nordeste tem baixa taxa de mulheres que fazem exames periódicos. Realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, a Pesquisa Nacional de Saúde mostra que somente 49% das moradoras da região fazem exame de mamografia regulamente. “É uma realidade que precisa ser mudada urgentemente. Precisamos que as mulheres frequentem mais às unidades básicas de saúde nos municípios e deixem a saúde em dia”, apela Sayara Aragão, coordenadora do Serviço de Oncologia da SCMI.

O câncer de mama representa 24,5% entre os tipos de tumores diagnosticados nas mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em 2020, cerca de oito mil casos de câncer de mama tiveram relação direta com fatores comportamentais como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso e inatividade física. O número representa 13,1% dos 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres com mais de 30 anos, em todo o país. Em 2019, o Brasil registrou mais de 18 mil mortes por câncer de mama.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *