Ex-secretário Fábio Vilas-Boas informa que Hospital Materno-infantil será inaugurado em novembro
Tempo de leitura: 2 minutos

O médico Fábio Vilas-Boas destacou nesta sexta-feira (22) a importância do Hospital Materno-infantil Joaquim Sampaio, em Ilhéus, para a população sulbaiana. “Aqui vai ser o grande centro de pediatria da região. O Governo do Estado só possui outro equipamento igual a esse, que é o Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana. Esse é o segundo maior complexo de atendimento à mãe e à criança da Bahia, com mais de 100 leitos”, disse o ex-secretário estadual da Saúde, em entrevista ao programa O Tabuleiro, da Ilhéus FM 105,9.

A inauguração do novo hospital está prevista para a primeira quinzena do próximo mês.

Hospital Materno-infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus

DESEMPENHO DO ESTADO NO COMBATE À PANDEMIA

Para Fábio Vilas-Boas, no enfrentamento da pandemia de covid-19, o estado demonstrou alta capacidade de resposta à crise sanitária, que foi o maior desafio da história recente para os gestores públicos de todo o mundo. De todos os estados do país, apenas o Maranhão tem taxa de mortalidade por 100 mil habitantes menor do que a Bahia.

Conforme o ex-secretário, isso só foi possível porque a Secretaria da Saúde recebeu apoio de todo o governo, com papel decisivo do governador Rui Costa. “Esse envolvimento pessoal do governador é o que eu reputo como uma das razões pelas quais nós temos hoje a segunda menor taxa de mortalidade do Brasil”, avaliou.

REGIONALIZAÇÃO DO SUS E FUTURO POLÍTICO

Nos últimos anos, o Governo do Estado construiu 10 hospitais, a exemplo do Hospital Regional Costa do Cacau, e 21 policlínicas, para garantir autossuficiência dos serviços do SUS em cada região baiana.

A regionalização da saúde na Bahia é um exemplo a ser seguido por outros estados brasileiros, declarou Fábio Vilas-Boas, ao explica por que é pré-candidato a deputado federal. “Eu quero levar isso para o Brasil. Eu quero levar essa experiência que nós implantamos aqui na Bahia e que vem sendo copiada em vários estados”.

Perguntado pelo radialista Vila Nova sobre o partido pelo qual pretende se candidatar, o ex-secretário disse que avançou nessa discussão com o MDB. Ele defende que a sigla se junte à base do governo Rui Costa, pois não vê sentido em se filiar a uma legenda que não apoie a pré-candidatura do senador Jaques Wagner ao Palácio de Ondina.

Uma resposta

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *