Bahia registra crescimento nas exportações
Tempo de leitura: < 1 minuto

No acumulado de janeiro a outubro deste ano, as exportações baianas alcançaram US$ 8,24 bilhões, o que representa um aumento de 29,6% na comparação com o mesmo período de 2020. Guiadas pelo avanço dos preços, as vendas externas em outubro cresceram 20,4% ante o registrado em igual mês de 2020, alcançando US$ 921,3 milhões.

Apesar do crescimento das exportações e de seus preços médios, houve uma desaceleração do crescimento das cotações das commodities minerais e agrícolas, além do início da entressafra.
Houve também menor embarque para a Argentina (-24%), depois de meses seguidos de crescimento.

De acordo com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a queda se deu pela falta de componentes decorrente dos gargalos nas cadeias de produção, que vêm prejudicando, sobretudo, produtos industriais (mecânica, automotiva, química) e à escassez de dólares na Argentina, que mina as importações de empresas.

As perspectivas poderiam ser melhores, se uma série de indicadores da Europa e da Ásia não apontassem na direção de um crescimento mais fraco dessas economias no terceiro trimestre, afetado por problemas com as cadeias de suprimentos globais, forte aceleração da inflação e impacto da variante delta da Covid-19.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *