Estudantes do Ensino Médio e Superior são acolhidos por equipe do HRCC || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, tem um importante papel no apoio à formação profissional de alunos de instituições de ensino da região sul da Bahia, principalmente na área da saúde. A unidade conta com internato médico, residência médica, também tem estágios para estudantes dos níveis médio e superior de escolaridade, nos mais variados campos de atuação.

Na última semana, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) do HRCC, promoveu mais uma integração para acolhimento de universitários e secundaristas na unidade hospitalar. “Repassamos orientações e instruções acerca da segurança do ambiente hospitalar, do profissional e do paciente, fluxo da unidade, medidas de prevenção e controle de infecção”, assegurou a enfermeira Adrielle Acássia.

A profissional de saúde, integrante do NEPS, informou que a recepção aos alunos contou com o apoio de outros setores. “A enfermeira Adriana Santos, do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), instruiu os discentes sobre a segurança do paciente, pessoal e coletiva, fornecendo informações sobre as seis metas internacionais de segurança do paciente”, disse.

“Essas instruções são muito importantes, envolvem: identificação correta do paciente; comunicação efetiva; segurança de prescrição; uso e administração de medicamentos; cirurgia segura; higienização das mãos; redução do risco de quedas e úlceras por pressão”, complementou.

Adrielle Acássia informou ainda que o enfermeiro Danilo Afonso, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), também repassou orientações, esclareceu dúvidas e instruiu sobre o fluxo, rotina e atuação do setor que integra no hospital. “Quero agradecer o apoio dos colegas que fizeram suas apresentações, neste momento de boas-vindas a esses alunos no HRCC”, concluiu.

O enfermeiro Carlos Vitório de Oliveira, do NEPS do HRCC, aproveitou a oportunidade e estendeu o agradecimento ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). “A segurança do trabalho também repassa orientações importantes durante essas integrações, realizam o treinamento sobre a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletiva (EPCs), riscos ocupacionais e acidente de trabalho, informações fundamentais para resguardar a integridade das pessoas no ambiente hospitalar”, destacou.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *