Desempenho do setor volta ao patamar alcançado após primeira onda da pandemia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O faturamento real da Indústria de Transformação caiu 2% em outubro, em relação a setembro. De acordo com os Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), é a terceira baixa mensal consecutiva do indicador, que acumula queda de 8% neste período.

Com isso, o faturamento da indústria recuou ao menor valor desde junho de 2020, quando a economia e o setor produtivo se recuperavam do fechamento das atividades na primeira onda de covid-19. Na comparação com outubro de 2020, o faturamento registra queda de 12,8%.

De acordo com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, o emprego na indústria de transformação ficou estável pelo segundo mês seguido, o que indica um esgotamento da recuperação nas contratações iniciada em agosto de 2020.

A massa salarial da indústria de transformação caiu 1,4% em outubro na comparação com setembro, após dois meses de pequenas altas. Como a retração foi superior às altas, a massa salarial real se encontra no nível mais baixo desde julho de 2020. Na comparação com outubro de 2020, a queda alcança 2,1%

UTILIZAÇÃO DA CAPACIDADE INSTALADA CAI PELO 3º MÊS SEGUIDO

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) caiu 0,6 ponto percentual em relação a setembro e recuou para 80,8%. Essa é a quarta retração consecutiva. Apesar disso, a UCI permanece em patamar elevado em comparação ao observado desde a crise de 2014-2016.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *