Deputado Rosemberg Pinto, Marcone Amaral e outros prefeitos de municípios do sul da Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

O presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral (PSD), comemorou a inauguração do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, ao lado do governador Rui Costa (PT), na manhã desta segunda-feira (6), em Ilhéus. Segundo Marcone, o hospital é um equipamento de referência para todo o sul do estado.

Para Marcone, o novo hospital é fruto do empenho do governador e do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, Marão (PSD).

Segundo a secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, o hospital começa a funcionar já nesta segunda-feira (6). “A unidade tem porta aberta de maternidade, leitos de UTI neonatal e semi-intensivo, leitos de canguru e centro de parto normal. Para além disso, a unidade pediátrica consta de 23 leitos e mais 10 leitos de UTI pediátrica, que serão 100% regulados”, acrescentou.

“DIVISOR DE ÁGUAS”

A Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) assumiu a direção do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio. Segundo o diretor-geral da entidade, Ricardo Mendonça, a fundação cumpre um dos seus maiores desafios ao longo dos seus 12 anos de história.

Para dirigir o hospital, a fundação designou a psicóloga Aline Costa. Mestre em Saúde Coletiva com ênfase na saúde da mulher e da criança, ela trabalha há 15 anos no Sistema Único de Saúde, tendo participado da Política Nacional de Humanização e da construção da Rede Cegonha no Ministério da Saúde. Na Bahia, atuou como coordenadora estadual da atenção hospitalar na Secretaria da Saúde da Bahia e dirigiu a Maternidade Albert Sabin, em Salvador.

A direção médica ficará a cargo do obstetra Antônio Monteiro. O médico considera o Hospital Materno-Infantil de Ilhéus uma unidade-referência, com equipamentos de alta complexidade. “Será um divisor de águas no cuidado materno-infantil para a região de Ilhéus e para toda a Bahia”, assegura.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.