Imagem ilustrativa de uma Cirurgia Endoscópica na Coluna
Tempo de leitura: 2 minutos

O Hospital Beira Rio, em Itabuna, executou pela primeira vez no sul da Bahia a técnica da Cirurgia Endoscópica da Coluna Cervical. Submetida ao procedimento nesta segunda-feira (10), a paciente atendida sofria de dores intensas provocadas por compressão da medula, o que também prejudicava suas funções motoras e a sensibilidade.

A equipe responsável pela cirurgia foi formada pelos profissionais de enfermagem e equipe anestésico-cirúrgica, sob a coordenação do neurocirurgião endoscopista Cleber Candido da Silva Júnior.

Conforme o especialista, esse procedimento cirúrgico é minimamente invasivo, pois a coluna cervical é acessada através de uma cânula de poucos centímetros, dotada de câmera endoscópica e com canais de trabalho por onde atravessam os instrumentos cirúrgicos. A incisão na pele tem menos de um centímetro. As imagens do chamado sítio cirúrgico e estruturas internas são exibidas em um monitor, e o neurocirurgião endoscópico tem o controle de todo o ato.

“FEITO NA HISTÓRIA DA MEDICINA REGIONAL”

Dr. Cléber Júnior coordenou a equipe cirúrgica

Cleber Júnior explica que a técnica já é consagrada há décadas nos grandes centros médicos do mundo e elenca as vantagens do procedimento. “Mínima lesão nos tecidos orgânicos alvos, estruturas circunvizinhas; menor sangramento; menor risco de infecção; e tempo de hospitalização e de recuperação curto”.

Pós-graduado em Endoscopia da Coluna Vertebral pela Universidade de São Paulo (USP), o médico também frequentou escolas de Medicina na Alemanha. Segundo ele, no hospital itabunense os procedimentos endoscópios na coluna lombar já são comuns. A diferença desse último foi o ponto específico da cirurgia, numa região do corpo diretamente ligada à capacidade motora da paciente.

“Este feito na história da medicina regional só foi possível pelo envolvimento e comprometimento multiprofissional de toda a equipe do Hospital Beira Rio. Não é o trabalho de uma pessoa só. Este avanço científico tão somente reafirma a posição de vanguarda da nossa região no cenário científico encontrado nos melhores centros nacionais e fora do Brasil, disponibilizando-o para a nossa população”, disse o médico.

Uma resposta

  1. Fantástico esse avanço da Medicina.
    Porém, nunca chegará de fato, para todos que sofrem com as consequências de problemas na Coluna.
    Inclusive, esse Médico é referência em neurocirurgia, mas (…) não atende nem uma simples consulta por qualquer plano de saúde.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.