Sites da SSP-BA e de outros 21 órgãos estaduais sofreram ataque hacker
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os sites da secretarias estaduais de Segurança Pública (SSP) e Justiça e Direitos Humanos (SJDHDS) da Bahia sofreram ataque hacker nesta quinta-feira (20). No total, o ataque afetou 22 sites governamentais. Ao acessá-lo, o internauta era levado para um endereço com as críticas ao governo.

O ataque traz mensagens que equiparam a violência da Bahia ao que já ocorre no Rio de Janeiro e críticas ao comportamento do governador Rui Costa por defender a imunização da população e adotar medidas restritivas por causa da covid-19.

Ainda no ataque ao site da SSP-BA, o grupo, que se identifica como do Paraná, diz ter máximo respeito aos profissionais da segurança pública. “Estamos com vocês [profissionais da segurança pública]”, assinala no ataque. Quem acessava o site da SSP por volta das 9h30min já não via mais a mensagem e era redirecionado para o portal do Governo.

ATAQUE É INVESTIGADO

A SSP emitiu nota na qual informa que o ataque está sendo investigado pela Polícia Civil e a Superintendência de Inteligência. Além dos sites da SSP e da Secretaria de Justiça, outros 19 sites institucionais foram atacados. Os criminosos atuaram redirecionando a página inicial (home) desses canais para outro site, com ataques ao Executivo baiano.

De acordo com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), não houve alteração da estrutura interna dos sites das secretarias, órgãos e empresas estaduais, que permanecem preservados. “Também não foi diagnosticado acesso, vazamento ou apagamento de dados públicos. Técnicos da Prodeb, onde ficam hospedados os sites institucionais do Governo do Estado, também atuam para identificar a origem do ataque e solucionar o problema com a maior brevidade possível”, diz a nota.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.