Prazo para doação de sangue após infecção por Covid-19 é reduzido de 30 para 10 dias
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Fundação Hemoba adotou novos critérios para doação de sangue dos voluntários que tiveram Covid-19. O novo prazo de inaptidão é de 10 dias após total recuperação da doença. A mudança segue a nota técnica Nº4/2022, divulgada esta semana pelo Ministério da Saúde (MS).

Antes da divulgação do comunicado, os candidatos à doação de sangue que testaram positivo ou tinham suspeita de coronavírus e apresentavam sintomas só poderiam doar sangue 30 dias após a sua total recuperação.

Já os candidatos que tiveram contato próximo a um caso confirmado de Covid-19, durante o período de transmissão, que segundo o MS são 10 dias, ficam inaptos pelo período de 7 dias.

CRITÉRIOS PARA DOAÇÃO

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal; é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, estar bem descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação; não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.

PRAZO APÓS VACINAÇÃO

Pessoas que tomaram a vacina da gripe ou o imunizante Coronavac devem aguardar 48h para realizar a doação. As demais vacinas contra a Covid-19, como Astrazeneca, Pfizer e Jassen, impedem a doação de sangue por 07 dias.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.