Paulo Magalhães, Eloína Machado e Augusto Castro na cerimônia desta quinta-feira
Tempo de leitura: 2 minutos

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna comemora, nesta sexta-feira (28), 105 anos de fundação. Além da implantação de novos projetos e ações, o aniversário foi marcado pela entrega da tradicional Comenda Monsenhor Moysés Gonçalves do Couto a três personalidades que contribuíram com a instituição e a comunidade.

Na noite de quinta-feira (27), o auditório do Teatro Municipal Candinha Dória recebeu profissionais de saúde, políticos, juízes, empresários e outros convidados para entrega da comenda. O evento foi aberto com a benção do padre José Roberto. Na sequência, a desembargadora Eloína Machado, do Tribunal Regional do Trabalho na Bahia, foi homenageada, recebendo a honraria do provedor Francisco Valdece.

A desembargadora Eloína Machado ressaltou a importância da instituição para os moradores do sul da Bahia, principalmente nos serviços de média e alta complexidade. A magistrada ganhou a comenda por ações desenvolvidas nas áreas social e de saúde durante quase 30 anos de voluntariado na região.

Ela liderou campanhas como “Inverno sem frio” e “Natal Solidário” e contribuiu com ações que beneficiam até hoje pacientes que fazem tratamento contra o câncer, na Unidade de Radioterapia. “Essa comenda é uma prova de que a nossa atuação contribuiu para que as pessoas tivessem acesso a um serviço de qualidade”, disse a magistrada.

MAIS HOMENAGEADOS

O segundo homenageado da noite foi o deputado federal Paulo Magalhães (PSD). Segundo a Santa Casa, o parlamentar conseguiu recursos financeiros para a saúde básica e os serviços de média e alta complexidade e para a reabertura do Hospital São Lucas, que tem previsão de começar a funcionar no segundo semestre deste ano. “É um equipamento importante não só para Itabuna, mas para o sul da Bahia”, disse o deputado.

Outra personalidade que recebeu a comenda foi o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), que conseguiu, com deputados aliados, em várias ocasiões, recursos para investimento nos hospitais da Santa Casa. “Estou muito feliz por esse reconhecimento. Quero aproveitar para reforçar o nosso compromisso em investir mais para melhorar a qualidade dos serviços de saúde ofertados aos moradores de Itabuna e região. Esse é um dos nossos desafios e, para isso, contamos com apoio de lideranças importantes como o deputado Paulo Magalhães e o senador Otto Alencar [PSD]”. A entrega da comenda foi feita pelo vice-provedor Peter Deviris.

Antes da cerimônia, na manhã de quinta-feira, a equipe da Santa Casa entregou a reforma da casa de dona Iara da Silva. Copeira do Hospital Manoel Novaes, ela teve o imóvel destruído pela cheia do Rio Cachoeira e está entre as dezenas de empregados da instituição afetados pelas fortes chuvas do final do ano passado. Os trabalhadores estão sendo beneficiados com ações desenvolvidas pelo Projeto Santa Casa Acolhe.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *