Maria Prestes (1932-2021) e José Henrique Abobreira, idealizador do novo centro socialista
Tempo de leitura: 2 minutos

A criação de um centro socialista em Ilhéus será tema de reunião online, na próxima terça-feira (15), às 19h, com a participação do ex-vice-prefeito José Henrique Abobreira, do professor de História Luiz Henrique Blume (Uesc), do professor Franklin Oliveira (Ufba) e da presidente do Psol na Bahia, Elze Fachinetti. O encontro terá transmissão ao vivo, pelo Youtube, neste link.

Ao PIMENTA, José Henrique Abobreira explicou que o objetivo do centro é resgatar as memórias das lutas sociais que marcaram a história de Ilhéus. “Essa história tem marcos fundamentais, como a revolta dos escravizados que, em 1789, tomaram o Engenho de Santana e impuseram limites à exploração do seu trabalho”, conta o ex-vice-prefeito.

Segundo Abobreira, o levante do Caboclo Marcelino, nas décadas de 20 e 30 do século passado, também será lembrado. Para ele, Marcelino foi o primeiro grande defensor da integralidade e inviolabilidade do território ainda hoje ocupado pelo povo Tupinambá de Olivença.

Os movimentos sindicais também terão espaço nesse resgate, assegura Abobreira. “Um dos grandes exemplos foi a União Protetora dos Operários, que reunia portuários, estivadores, conferentes e arrumadores”.

A criação do Partido Socialista Brasileiro após o fim do Estado Novo, em 1947, também será lembrada, assim como a luta campesina contra a opressão dos coronéis do cacau.

Outro momento marcante dessa história foi a resistência à ditatura civil-militar implantada após o golpe de 1964, que derrubou o presidente João Goulart. Pai de José Henrique, Eronildes Abobreira, telegrafista dos Correios e agitador sindical, foi um dos tantos perseguidos pelo regime em Ilhéus, assim como o professor e jornalista Nelson Schaun, organizador do Partido Comunista Brasileiro (PCB) na região.

“TAREFA HISTÓRICA”

“Constitui tarefa histórica resgatar a trajetória desses ilustres homens e mulheres e sua ação socialista para conhecimento e educação da novas gerações”, diz Abobreira, lembrando que as lideranças femininas do povo Tupinambá de Olivença também receberão o devido reconhecimento por sua luta, com espaço especial no centro socialista, que será criado em um bairro popular de Ilhéus.

O próprio José Henrique Abobreira faz parte dessa história. Quando vereador (1992-1996) e vice-prefeito (1997-2000), ele participou ativamente da organização do povo Tupinambá e estimulou o cooperativismo dos pequenos produtores rurais, transformando seus mandatos políticos em verdadeiros instrumentos da luta social.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *