Lula recebe líderes baianos para discutir estratégia eleitoral || Foto/Arquivo JGB
Tempo de leitura: 1 minuto

O governador Rui Costa (PT), o vice-governador João Leão (PP) e os senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD) têm encontro marcado com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta terça-feira (15), em São Paulo.

Segundo o site Política Livre, no meio desta tarde, Leão, que não figurava na lista de convidados, foi chamado às pressas para o encontro. Ele deve seguir para a capital paulista em voo particular.

O prato do dia é a formação da chapa majoritária para as eleições baianas, que tem repercussão na aliança em torno da provável candidatura de Lula à presidência da República.

NOVAS POSSIBILIDADES

Especula-se que, para atrair o apoio do PSD na disputa nacional, Lula estaria disposto a convencer os aliados baianos a lançar Otto candidato a governador, com Rui deixando o governo para concorrer ao Senado.

Nessa hipótese, Leão governaria o estado de abril a dezembro de 2022. A Wagner, que deixaria a pretensão de voltar ao Palácio de Ondina, caberia o apoio do grupo para tentar a presidência do Congresso no próximo ano, pois seu mandato no Senado vai até 2024.

Na mesma equação, o PP indicaria o vice da majoritária, escolhendo nome diferente de João Leão, impedido por lei de disputar pela terceira vez consecutiva o cargo de vice-governador, que exerce desde 2015.

DECLARAÇÕES RECENTES

Ouvido em janeiro pelo PIMENTA, Otto disse que seu objetivo é tentar a reeleição (relembre). Já o secretário-geral do PP na Bahia, Jabes Ribeiro, afirmou ao site que o partido não tem plano B para a majoritária: o nome é o de João Leão. Também falou sobre a possibilidade de Rui pleitear a vaga no Senado (leia aqui).

Atualização – O vice-governador João Leão não participou do encontro com o presidente Lula. Disse ele que tinha compromisso oficial em Brasília (DF).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *