CRV Costa do Cacau dá dicas de práticas sustentáveis no litoral
Tempo de leitura: 2 minutos

Especialistas reforçam a importância da adoção de hábitos mais sustentáveis no verão, a fim de manter a preservação e equilíbrio da natureza. O cuidado com um dos litorais mais belos e de rica biodiversidade do mundo é imprescindível, principalmente com resíduos. Para orientar o descarte correto nesta estação, principalmente na faixa litorânea, a CVR Costa do Cacau, localizada às margens da Rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna) está divulgando orientações sobre práticas ambientalmente conscientes que podem ser adotadas no dia a dia.

Uma das principais dicas é evitar a utilização de utensílios plásticos nas praias. De acordo com o levantamento divulgado pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), cerca de 95% dos resíduos encontrados nas praias brasileiras contêm elementos plásticos.

ECOLOGICAMENTE CORRETOS

Estima-se que cerca de 80% deles tenham origem terrestre. Por isso, a principal recomendação é evitar o uso de utensílios descartáveis durante os passeios em praias, cachoeiras, lagos e afins. Deve se dar preferência aos produtos ecologicamente corretos (eco-friendly), que registraram aumento de 71% na procura.

Outra orientação é sobre o descarte correto de resíduos. Ao visitar os pontos turísticos durante as férias é necessário o descarte adequado dos seus resíduos, a fim de evitar poluição nos locais. Além de contribuir com a possibilidade de reciclagem dos materiais, isso evita a degradação do meio ambiente, por meio da economia de matérias-primas para fabricação de novos produtos.

AMIGOS DA PRAIA

Uma ação importante é contribuir com a preservação das praias, com a prática de “plogging”, que consiste em caminhar pela areia e/ou orla da praia e recolher os resíduos encontrados para, depois, destiná-los de forma adequada. Essas práticas garantem não apenas a conservação ambiental, como tornam as visitas a prédios e monumentos históricos mais agradáveis, numa região única, celebrizada mundialmente pelas obras de Jorge Amado.

Entre os projetos na área da CVR Costa do Cacau está a implantação do Centro de Educação Ambiental, para a promoção de palestras e apresentações com uma ampla abordagem da educação socioambiental. O local estará aberto a visitas de escolas, faculdades, empresas e outras instituições. A CVR é a única empresa do sul da Bahia credenciada para a destinação de resíduos.

Uma resposta

  1. Parabéns CVR, mais um projeto para região com participação de vcs. Recente tivemos a Recicla Itabuna a qual faço parte e como gestor ambiental acredito na transparência dessa empresa, na educação ambiental e neste litoral maravilhoso.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *