Sistema vai prevenir contra risco de acidentes e agravo à saúde do trabalhador
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, iniciou a implantação do Sistema Integrado de Automação em Segurança do Trabalhador (Siast), que atuará no controle, prevenção e cuidado com a saúde dos seus mais de 330 colaboradores.

Além de prevenir contra riscos e agravos à saúde, o Siast também promoverá orientações, palestras e campanhas educativas para reforçar a necessidade de o servidor manter a máxima proteção no seu ambiente de trabalho.

“Dentre as etapas planejadas, está o desenvolvimento de programas para promoção e preservação da saúde dos trabalhadores, levando em consideração as exposições submetidas por cada setor do hospital e suas singularidades”, explica a enfermeira do trabalho Gláucia Marques, que coordena a iniciativa.

PROTEÇÃO

Paralelamente à construção do SIAST, o hospital também trabalha na implantação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que atua na prevenção de doenças e acidentes de trabalho com intuito de promover a integridade física e saúde do colaborador.

“O médico do trabalho acompanhará a saúde dos colaboradores, por meio de exames específicos para cada função”, esclarece Gláucia, acrescentando que, a partir deste olhar, junto com equipe de Medicina do Trabalho, é possível adotar medidas de segurança no âmbito de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) ou de risco à saúde.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *