O anúncio foi feito nesta terça-feira (8).
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Solidariedade anunciou, na noite desta terça-feira (8), que apoiará ACM Neto (UB) nas eleições para o governo da Bahia em outubro. O partido chegou a discutir o apoio ao senador Jaques Wagner (PT) em janeiro, mas o petista desistiu da candidatura e a legenda terminou apertando as mãos oposicionistas no estado.

O acordo foi selado em Brasília, em um encontro que contou com as participações dos presidentes nacional e estadual do Solidariedade, o deputado Paulinho da Força e Luciano Araújo, respectivamente, além de outros dirigentes da sigla e do próprio ACM Neto.

“Estamos na base de ACM Neto desde sua primeira eleição para a prefeitura de Salvador e vamos marchar juntos na campanha para o governo do estado, porque ele (Neto) é o único candidato que pode colocar a Bahia na rota do desenvolvimento”, afirmou Luciano Araújo.

Após o encontro, o ex-prefeito ACM Neto afirmou que o apoio do Solidariedade é muito importante em sua campanha. “No sábado passado, recebemos o apoio do Cidadania e, hoje, do Solidariedade. Estamos fortalecendo nossa base com partidos que têm compromisso com as aspirações dos baianos”, comemorou ACM Neto.

Em nível nacional, o Solidariedade decidiu pelo apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera em todas as pesquisas realizadas no estado até o momento. Do BahiaNotícias.

"Chucky" no destaque teria determinado o assassinato de Agnaldo Felipe
Tempo de leitura: 2 minutos

Um homem acusado de balear nove pessoas, na Avenida Manoel Chaves, no bairro São Caetano, próximo a uma localidade conhecida como Gogó da Ema, em Itabuna, no sul da Bahia, foi condenado, nesta terça-feira (8), pelo tribunal júri. No julgamento de hoje, Lavosier Souza de Oliveira, de 26 anos, foi considerado autor dos disparos deflagrados na madrugada do dia 19 de agosto de 2018.

Lavosier Souza foi condenado pela tentativa de homicídio contra sete dos nove baleados. A maioria dos jurados acatou a tese do Ministério Público da Bahia de que o alvo do acusado era Agnaldo Felipe Silva Aguiar, que minutos antes do ataque teria recebido uma ameaça de Kaique Junior Assunção Nunes, o Chucky, morto dias depois da tentativa de chacina do bairro São Caetano. Chucky seria integrante de uma facção criminosa.

De acordo com a polícia, Lavosier Souza recebeu ordens de Chucky para assassinar Agnaldo Felipe, morador de um bairro dominado por uma facção rival. Conforme as investigações policiais, as quais o PIMENTA teve acesso a um trecho, o condenado hoje fez os primeiros disparos contra Agnaldo em um local próximo ao bar, nas imediações da Vila Olímpica.

Segundo provas apresentadas pelo MP-BA, Agnaldo Felipe correu para o interior do bar. Sem entender o que estava acontecendo, um grupo de pessoas que participar de uma festa de “paredão” também tentou buscar proteção no mesmo local, onde estavam clientes do estabelecimento.

Mesmo com o bar lotado, Lavosier Souza não teria parado de atirar e acabou baleando outras oito pessoas. O atirador só deixou o local quando descarregou toda a arma. Uma das vítimas afirmou que Agnaldo Felipe só não foi atingido por mais disparos porque usou um cliente do estabelecimento comercial como escudo.

Esse cliente foi a vítima ferida com maior gravidade, mas sobreviveu e prestou depoimento nesta terça-feira. Já Agnaldo Felipe foi atingido com dois tiros, mas sem gravidade. Hoje ele mora em uma cidade de Santa Catarina.

O ataque foi gravado em câmeras de segurança do bar, que acabou fechado dois anos depois. Os baleados no ataque da madrugada do dia 19 de agosto de 2018 foram sete homens e duas mulheres, mas somente um homem identificado como Ascletiade Sá dos Santos com maior gravidade.

Lavosier Souza já estava preso no Conjunto Penal de Itabuna. O tempo da condenação de acusado não foi divulgado porque o juiz ainda iria calcular a penalidade pela ação contra cada vítima. Ele alegou inocência e que não conhecia nenhum dos feridos. Texto exclusivo do PIMENTA.

Inscrições no Pronatec podem ser feitas no 17|| Foto Camila Souza
Tempo de leitura: 2 minutos

As inscrições para o processo simplificado de seleção para ingressos de estudantes nas turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) estão abertas até o dia 17 deste mês. As vagas são nos Cursos Técnicos de Nível Médio Concomitantes ao Ensino Médio (Mediotec) e nos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade de ensino presencial.

Serão ofertadas 425 vagas para os cursos do Mediotec, distribuídas em três eixos tecnológicos e quatro cursos técnicos de nível médio, totalizando 17 turmas composta por 25 estudantes. A carga horária dos cursos técnicos ofertados variam entre 800 e 1.000 horas.

Os estudantes do ensino médio do 1º ou 2º ano regularmente matriculados na rede estadual de ensino realizarão o curso no contraturno do ensino regular. As inscrições, nessa modalidade, estarão abertas para os cursos técnicos de vendas, paisagismo, hospedagem e administração.

Para as turmas do Pronatec, nos cursos de Formação Inicial e Continuada, nas quotas Novos Caminhos e Qualifica Mais Emprega Mais, estão sendo destinadas 3.455 vagas, neste caso para estudantes do ensino fundamental até o egresso da rede pública de educação, no âmbito federal, estadual ou municipal ou, comprovadamente, de instituição filantrópica ou de instituição privada na condição de bolsista integral.

Leia Mais

Ônibus afunda em buraco da rede da Embasa, no Nelson Costa || Aderino França/Instagram
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um ônibus do sistema de transporte coletivo de Ilhéus  afundou em buraco da rede de esgotamento e de água, no Nelson Costa, zona sul, na tarde desta terça-feira (8).

A Embasa ainda não se pronunciou quanto ao incidente nem a Prefeitura de Ilhéus.

O registro é de Aderino França.

Incidente ocorreu na tarde desta terça-feira (8), em Ilhéus
Formada majoritariamente por mulheres, categoria fez mobilização nacional neste 8 de Março
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta pandemia, são muitas as histórias de profissionais de saúde que se desdobram no trabalho ou perdem a vida no combate da covid-19. Durante os picos de contágio, com hospitais lotados, emendaram dias de plantão. Com justiça, foram chamados de heróis em propagandas, discursos políticos, programas de rádio e TV, publicações na internet, etc.

Parte considerável dessa mão de obra heroica é formada por enfermeiros e enfermeiras. Apesar do reconhecimento unânime de seu heroísmo, a categoria ainda não tem apoio político suficiente para lhes garantir um piso salarial nacional, direito assegurado a outras categorias, como a dos professores.

Nesta terça-feira (8), enfermeiros de diferentes estados fizeram atos públicos em defesa do Projeto de Lei 2564/20, que estabelece o piso salarial de R$ 4.750 para a categoria, com jornada semanal de 30h.

O texto, que tramita na Câmara dos Deputados desde 2020, também propõe que o piso sirva de parâmetro para a remuneração de técnicos de enfermagem e auxiliares e parteiras, nas proporções de 70% e 50% daquele valor, respectivamente.

Segundo o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), o Dia Internacional da Mulher foi escolhido para a mobilização nacional porque mais de 85% dos profissionais da categoria são mulheres.

Equipamento assegura posição mais confortável para o parto
Tempo de leitura: 2 minutos

A partir desta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, passa a contar com mais uma opção de escolha das suas gestantes para a realização do parto normal: a banqueta de parto vertical.

O equipamento permite que, durante o parto, a mulher permaneça sentada com os pés no chão. Com isso, os músculos do assoalho pélvico ficam mais relaxados, facilitando o nascimento do bebê. Outro benefício é que essa posição não força as articulações de joelho, tornozelo e demais membros inferiores.

“A banqueta de parto vertical ajuda a mulher a se fortalecer na sua competência natural para dar à luz e é a tecnologia relacional mais importante no parto”, explica a diretora médica do HMIJS, Esther Vilela.

Especialista em obstetrícia, a médica acrescenta que a posição vertical é a mais fisiológica, pois ajuda a mulher no período expulsivo. “O bebê nasce melhor, previne a asfixia e protege melhor o períneo”, revela. A técnica foi bastante utilizada no passado, mas, por comodidade – mais dos profissionais do que em benefício do parto – mudou-se o padrão.

De acordo com a médica, para o processo transcorrer da melhor maneira possível – e de forma humanizada – a mulher precisa ter a liberdade para vivenciar o seu trabalho de parto da forma que ela quiser, se movimentando, indo para o chuveiro, para a bola, para o cavalinho, que são outras opções de alívio da dor oferecidas pelo Hospital Materno-Infantil.

PRIVACIDADE

“Nesta hora ela precisa de privacidade, ir para um lugar que ela não se sinta observada e ela precisa de pessoas que aumentem a sua confiança e a sua capacidade em dar a luz”, assegura a especialista, que trabalhou junto às equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e como consultora do Ministério da Saúde na Política Nacional de Humanização. Neste dia 8, o Hospital Materno-Infantil completa 90 dias do seu primeiro parto realizado.

Homem foi preso com revólver calibre 38 e munições || Foto 69ª CIPM
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta segunda-feira (7), por volta das 16h20min, equipe da 69ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) localizou e prendeu um suspeito de roubo, no bairro Ilhéus II, na zona sul de Ilhéus.

Segundo a PM, o homem teria participação em vários roubos ocorridos na cidade nos últimos meses. No momento da prisão, ele estava com um revólver calibre 38 e munições. O suspeito foi levado para a 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), no Centro.

Meninas dizem que caminham longas distâncias por deficiência do transporte escolar
Tempo de leitura: 2 minutos

Na véspera deste Dia Internacional da Mulher, um vídeo de estudantes viralizou nas redes sociais de Ilhéus. Na gravação, a porta-voz do grupo segura a câmera para enquadrar a si mesma e quatro colegas. Elas estão na estrada do distrito de Lagoa Encantada, onde moram, e reclamam do serviço de transporte escolar.

Segundo as meninas, que estudam no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), localizado no Centro, o ônibus não chega até a Lagoa Encantada. Isso as obriga a acordar muito cedo, às 4h, para caminhar longa distância até a entrada do povoado do Retiro, último ponto de parada do transporte.

As más condições da estrada são obstáculos comuns naquela região de terreno acidentado e chão de barro. Nos dias chuvosos, a lama aumenta o risco de acidentes. No vídeo, a porta-voz da revolta estudantil diz que o motorista do ônibus escolar, funcionário da empresa contratada pela Prefeitura de Ilhéus, se recusa a dirigir até o distrito ribeirinho.

“Ele quer que a gente suba todas as ladeiras, sete ladeiras, pra poder pegar a gente lá em cima, na entrada do Retiro. Quem é que vai acordar quatro da manhã pra poder andar na chuva? Estamos todos molhados. Tudo encharcado. Todo mundo revoltado, com fome”, declara a estudante.

Também afirma que o problema já foi comunicado à direção do IME e à Secretaria de Educação de Ilhéus (Seduc), mas não havia sido solucionado até a manhã de ontem (7). No mesmo vídeo, a estudante diz que a escola não fornece merenda. “Nem biscoito seco”, emenda. Assista.

O QUE DIZ A SEDUC

Na tarde de ontem (7), a reportagem do PIMENTA manteve contato com a professora Eliane Oliveira, secretária de Educação de Ilhéus. Ela estava ciente do problema e informou que já havia tomado providências junto à empresa terceirizada, a DZSet Transporte e Logística.

Hoje (8), contatada novamente pela reportagem, a secretária enviou ao site nota divulgada pela Seduc. Conforme o texto, na última sexta (4), representantes da Secretaria se reuniram com estudantes da Lagoa Encantada, tomaram conhecimento da situação e notificaram a DZSet para solucioná-la.

A solução encontrada pela empresa foi substituir o motorista que foi alvo da reclamação. O texto da Seduc não faz menção às condições da estrada.

Perguntada a respeito da reclamação de falta de merenda, a secretária Eliane Oliveira não respondeu ao site até o momento desta publicação.

Militantes sem terra ocupam fazendas em Jussari e Itabela || Foto MST
Tempo de leitura: < 1 minuto

Cerca de 100 mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam, no início da manhã desta terça-feira (8), a Fazenda Botafogo, em Jussari. O ato no município do sul da Bahia faz parte da mobilização nacional das trabalhadoras sem terra e quilombolas neste Dia Internacional da Mulher.

Neste ano, a Jornada Nacional de Luta das Mulheres propaga o lema “Terra, trabalho e direito de existir. Mulheres em luta não vão sucumbir”.

De acordo com o MST, a fazenda tem 313 hectares, é improdutiva e foi ocupada para desapropriação por meio do Instituo Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Também na manhã de hoje, o movimento ocupou a fazenda onde funcionava a empresa de Frutelli Culturas Tropicais, em Itabela, no extremo-sul do estado.

Laura Ganem e Romualdo Lisboa ministram oficina de gestão de espaços culturais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Estão abertas as inscrições para a Oficina Gratuita de Gestão de Espaços Culturais, do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul (Faeg-Sul). Atividade será gratuita e online, via Zoom, às 14h desta quinta-feira (10), com direito a certificado de participação.

A tutoria da oficina caberá ao dramaturgo e diretor do Teatro Popular de Ilhéus, Romualdo Lisboa, e à especialista em Gestão Pública e cofundadora da Casa de Cultura Jonas e Pilar, Laura Ganem.

A inscrição deve ser feita neste formulário digital. Os inscritos receberão o link de acesso à oficina.

PALESTRA, MÚSICA E CAPOEIRA

Nesta quinta (10), às 9h, o Fórum terá palestra de Márcio Caires sobre cultura, território e democracia, com transmissão no Youtube. A programação também inclui apresentações culturais, com os grupos Mulheres em Domínio Público, Casa Nova, Capoeira Humaitá e o MC Snep.

A iniciativa do Faeg-Sul tem apoio institucional da Prefeitura de Ilhéus, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc). O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria da Cultura da Bahia.

Rui Costa diz que busca a unidade e aposta em vitória governista || Foto Jonne Roriz/PT
Tempo de leitura: 2 minutos

A base governista enfrenta problemas para fechar a chapa majoritária com a qual irá disputar a sucessão ao Palácio de Ondina, mas hoje (8) o governador Rui Costa (PT) disse que busca a unidade e aposta em vitória do seu grupo em outubro.

– Vamos dialogar para manter esse grupo forte e unido com o presidente Lula. A Bahia precisa de Lula e Lula precisa da Bahia unida. Juntos, vamos reconstruir o Brasil e continuar transformando a vida de baianos e baianas”, afirmou Rui.

Num vídeo em que Rui fala da montagem da chapa, ele reconhece os desencontros e cita a palavra pacificação. “Muita coisa tem sido dita [sobre a formação] em blogs e redes sociais. Muitas especulações sobre esse processo político. Quero mandar uma mensagem de pacificação”, diz ele em vídeo (confira ao final da matéria).

Confira vídeo em que Rui fala em “pacificação” na montagem da chapa governista:

INDEFINIÇÃO NA BASE

A formação da chapa registra, ao menos, dois abalos. Primeiro, o senador Jaques Wagner (PT) desistiu de disputar o governo baiano ainda em fevereiro. Poucos dias depois, o nome de Otto Alencar (PSD) foi alçado à condição de pré-candidato ao Palácio de Ondina.

Ontem (7), Wagner disse em entrevista que o nome da base ao governo será petista. A escolha estaria entre os secretários Luiz Caetano (Relações Institucionais) e Jerônimo Rodrigues (Educação) e a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho.

Ao cavalo-de-pau, deu-se uma sucessão de declarações e ameaças, inclusive do desembarque do PP na chapa do adversário ACM Neto. Os progressistas consideraram que o vice-governador João Leão foi preterido. Há o risco de, ainda hoje, o partido fechar com Neto. É possível que Leão tenha reunião com o ex-presidente Lula também nesta terça.

DE CAMAROTE

A previsão é de que, dentro das condições normais e não havendo defecções, a chapa seja anunciada no próximo domingo (13). ACM Neto vai com mais calma. Deverá anunciar a chapa na primeira quinzena de abril. Quer ver o que acontece na base governista. Espera atrair, pelo menos, o PP de João Leão. Atualizado às 11h59min.

Crime foi cometido na madrugada desta terça-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem foi assassinado a tiros na ladeira que dá acesso ao Viaduto Catalão, em Ilhéus, sul da Bahia, nesta terça-feira (8). O nome da vítima é Rafael Santos Pereira.

Ainda não informações sobre a autoria e a motivação do crime, que ocorreu na madrugada de hoje. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) recolheu o corpo ainda nesta manhã. A Polícia Civil investiga o caso. Atualizado às 10h42min.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores da região do Maria Matos e de Ferradas fizeram novo protesto, na manhã desta terça-feira (8), bloqueando a passagem de veículos no trecho Itabuna-Ibicaraí da BR-415.

Parte dos manifestantes cobra o pagamento do Auxílio Recomeço, de R$ 3 mil, criado pela Prefeitura de Itabuna para famílias atingidas pela enchente de dezembro, além do pagamento do Aluguel Social.

Há cerca de 20 dias, o prefeito Augusto Castro havia prometido a inclusão de mais famílias. Apesar do aceno, o governo vem tratando as manifestações como ação político-partidária de “infiltrados”.

Chamas destróem ônibus na Rodovia Ilhéus-Itabuna || Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um ônibus de uma empresa de turismo pegou fogo, na manhã desta terça-feira (8), em frente à sede da Companhia Independente de Policiamento Tático da PM (Rondesp) e próximo à sede regional da Ceplac, na Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415). O veículo seguia em direção a Itabuna, quando começou um princípio de incêndio na parte traseira.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para debelar as chamas. O trânsito ficou lento na região e policiais fazem o controle do tráfego. Ainda não há informações de feridos nem sobre as causas do incêndio, mas suspeita-se que tenha sido causado por pane elétrica.

Confira vídeo de internauta.

Grandes nomes regionais da música se apresentarão na Praça de Alimentação do Shopping hoje (8)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Shopping Jequitibá terá programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março. A data será marcada pela live Pink Day, às 18h30min, no instagram do shopping (@shoppingjequitiba). A live terá uma hora e meia de duração, com a participação das lojas O Boticário, Detalhes, Imaginarium e Natura, com promoções em vários produtos e sorteio de brindes.

Durante todo o dia 8, numa parceria com a rádio Boa FM, haverá shows na Praça de Alimentação, com as presenças de Kocó do Lordão, Ari PB, Gian Girotto, Cristiano Pires e Cris Mel. Um dia de muita música para celebrar a data em ambiente seguro e aconchegante.

“Estamos prestando uma justa homenagem às mulheres que, com talento, determinação, sensibilidade, são capazes de tornar o mundo melhor”, afirma superintendente do Shopping Jequitibá, Vera Lúcia Guimarães. Mais informações em www.shoppingjequitiba.com.br