Pedro Maranhão, do Governo Federal, e o prefeito de Itacaré, Tonho de Anízio || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O secretário nacional do Saneamento, Pedro Maranhão, estará em Itacaré nesta quinta e sexta-feiras (10 e 11), juntamente com dois técnicos do Governo Federal, para tratar com o prefeito Antônio de Anízio, do fechamento do lixão do município, previsto para ocorrer em maio. Nesta quinta-feira (10), Pedro Maranhão vai se reunir com o prefeito Antônio de Anízio (PT) e secretários municipais, pela parte da manhã, e à tarde visitará o Centro de Triagem e Econegócios e o local onde será construída a Estação de Transbordo e o Centro de Compostagem.

Pedro Maranhão, segundo a gestão municipal, vai anunciar o Projeto ProtegEEr, parceria do Brasil (via Ministério do Desenvolvimento Regional) com a Alemanha para a promoção de uma gestão sustentável e integrada dos resíduos sólidos urbanos no município de Itacaré.

Pela agenda, os técnicos Helinah Cardoso Moreira e Guilherme Gonçalves se reunirão com secretários municipais para um diagnóstico situacional visando subsidiar futuras ações relativas ao fechamento do lixão. O anúncio da vinda da comitiva governamental aconteceu após a visita do secretário de Administração de Itacaré, Marcos Vinicius Sousa, Marcos Japu, nesta quarta-feira (9), ao gabinete de Pedro Maranhão.

FIM DO LIXÃO

O prefeito Antônio de Anízio informou que, além de acabar com o lixão, a Prefeitura de Itacaré, em parceria com o Governo Federal, vai atuar na recuperação da área degradada, trazendo de volta a natureza, com a preservação e recuperação das matas e das nascentes.

Por orientação do secretário nacional Pedro Maranhão, o município deverá celebrar um acordo de cooperação técnica com uma entidade associativa, sem fins lucrativos, para desenvolver ações conjuntas compreendendo a elaboração de estudos, materiais técnicos e didáticos e programas de capacitação, dentre outras ações estruturantes com o objetivo de propiciar a melhoria da gestão integrada e viabilizar a universalização da destinação adequada dos resíduos sólidos.

O secretário Pedro Maranhão afirmou que Itacaré vem sendo exemplo de compromisso com o meio ambiente e com os resíduos sólidos, sendo apontada como um dos municípios brasileiros que vem demonstrando o interesse de acabar de vez com os lixões.

O secretário nacional também garantiu ao prefeito Antônio de Anízio que o Governo Federal estará movendo todos os esforços para garantir o apoio necessário, junto com a Prefeitura, para que o lixão de Itacaré seja fechado definitivamente, tenha a área degradada recuperada e garanta um novo destino correto e sustentável para os resíduos sólidos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *