Vacinação contra a gripe começa em abril
Tempo de leitura: 2 minutos

o Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (15), que a campanha nacional de imunização contra a gripe começa no dia 4 de abril. Serão distribuídas 80 milhões de doses da vacina Influenza e a estimativa é de que cerca de 76,5 milhões de pessoas nos grupos considerados prioritários sejam imunizadas.

A campanha de vacinação deve ser encerrada no dia 3 de junho. Com o objetivo de prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e consequências nos serviços de saúde, a imunização contra a gripe é uma estratégia do Ministério da Saúde para minimizar a carga do vírus, reduzindo os sintomas, que também podem ser confundidos com os da Covid-19.

A campanha acontecerá em duas etapas. O dia D de mobilização nacional está previsto para o dia 30 de abril. Na primeira etapa, entre os dias 4 de abril e 2 de maio, serão imunizados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Na segunda etapa, que ocorre entre os dias 3 de maio e 3 de junho, serão vacinados crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas e índios.

Nessa etapa, serão imunizados ainda professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, quem faz parte das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de até 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e adultos em presídios.

DOSE ÚNICA

No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos, que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com a apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

O Ministério da Saúde reforça também a importância da vacinação contra o sarampo. Para evitar surtos da doença, a campanha de vacinação em 2022 será focada em crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores da saúde.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.