Tempo de leitura: < 1 minuto

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) iniciou o restabelecimento do fornecimento de água em Itabuna, na madrugada de hoje (18), depois de mais de 48h sem energia elétrica na estação em Rio do Braço, em Ilhéus, decorrente das chuvas e dos fortes ventos que atingem o sul da Bahia. O serviço é restabelecido gradualmente, informa a empresa.

A queda de postes e fiação da rede elétrica aconteceu na última sexta (15). Segundo a Emasa, um força-tarefa mobilizou funcionários da empresa municipal e da Coelba, concessionária do serviço de eletricidade.

Segundo o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, a queda de energia pode gerar, em média, atraso de até cinco dias no sistema de manobras. O consumidor que teria seu abastecimento no sábado (16), por exemplo, vai ter que aguardar o fornecimento de água a partir desta quarta-feira (20). “Como trabalhamos com manobras, esse tipo de problema tem um efeito cascata, em cadeia, gerando atrasos em todo o sistema”, explica João.

NOVO SISTEMA

A Emasa e a Prefeitura de Itabuna desenvolveram o projeto do novo Sistema de Abastecimento de Água, que consiste na ampliação da estação elevatória, com o acréscimo de dois conjuntos de motobombas; implantação de pouco mais de dois quilômetros de rede adutora; e construção de dois reservatórios, um com três milhões de litros, no Novo Lomanto, e outro, com cinco milhões de litros, no Novo Jaçanã.

De acordo com o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, o novo sistema será fruto do maior investimento já realizado pela empresa nos últimos 40 anos. “Serão aportados recursos da ordem de R$ 26 milhões na construção do novo sistema de abastecimento. Com isso, cerca de 80% dos bairros de Itabuna terão água com maior regularidade”. As obras devem começar no segundo semestre deste ano, conforme o gestor.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *