Secretária de Planejamento, Sônia Fontes, e o diretor de Projetos da Pasta, Rosivaldo Pinheiro
Tempo de leitura: 2 minutos

A secretária de Planejamento de Itabuna, Sônia Fontes, acredita que o município cumprirá a meta da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Até 2040, todos os municípios do Brasil deverão coletar e reciclar, pelo menos, 48% do lixo que produzem, conforme a legislação recém-publicada.

“Nossa meta é alcançar 120 toneladas mensais de coleta e reciclagem de resíduos sólidos o que, certamente, ficará além do percentual de 48% definido pelo Governo Federal”, estima a gestora, ao comentar a sanção do novo Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares), ocorrida na semana passada.

Ao PIMENTA, em entrevista recente, a secretária falou sobre a primeira fase do serviço no município, iniciada em janeiro passado. Por enquanto, segundo ela, Itabuna coleta e recicla 3% dos resíduos que produz (relembre).

Para o secretário de Infraestrutura e Urbanismo de Itabuna, Almir Melo Jr., o governo Augusto Castro fez com que o município se antecipasse aos prazos da política nacional do setor, especialmente quando extinguiu o lixão.

“Desde maio do ano passado, o município contratou o aterro sanitário certificado da CVR Costa do Cacau, para onde passou a destinar os resíduos sólidos. Em paralelo, retirou do antigo lixão as pessoas que lá atuavam em situação degradante, promoveu sua subsistência com a distribuição de cestas básicas e pagamentos do auxílio aluguel para 56 e o bolsa renda a 160 pessoas”, acrescenta o secretário.

No início de 2022, o prefeito Augusto Castro (PSD) entregou o Centro de Triagem de Coleta Seletiva à associação formada pelos catadores que deixaram o lixão (veja aqui).

COLETA

O coordenador de Projetos da Secretaria de Planejamento e do Programa Recicla Itabuna, Rosivaldo Pinheiro, explica que o projeto piloto de coleta domiciliar é executado nos bairros Jardim Vitória, Góes Calmon, Conceição, Califórnia, Fátima e São Caetano, além da Avenida Cinquentenário, mas será ampliado de forma gradual. Clique aqui para ver os dias e horários do serviço.

Para a coleta seletiva, devem ser separados os resíduos secos, a exemplo de garrafas pet, latas, papelão, etc. Itabuna tem ecopontos de coleta nas praças Adami e Camacan, no Pontalzinho, na Avenida Manoel Chaves e nos bairros São Caetano, Mangabinha, Conceição, Califórnia e Santo Antônio.

Além das secretarias municipais de Planejamento e de Infraestrutura e Urbanismo, o Recicla Itabuna envolve as pastas de Combate à Pobreza e Promoção Social; Indústria e Comércio; Educação; e Saúde. O Governo da Bahia apoia a iniciativa por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *