Tempo de leitura: < 1 minuto

O novo campus Jorge Amado da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), na Rodovia Ilhéus-Itabuna, será inaugurado em 6 de maio, às 14h, anunciou a reitoria da instituição. O campus funcionará em área cedida pela Ceplac, em Ilhéus, e a Reitoria continuará na Praça José Bastos, Centro, Itabuna. A solenidade deve contar com a presença de autoridades regionais, estaduais e federais.

As obras foram licitadas em 2015 e 2017. O edifício do Núcleo Pedagógico, que concentrará salas de aula e laboratórios, possui 6 mil metros quadrados de área. Ao todo, o investimento na infraestrutura que será inaugurada atingiu cerca de R$ 61 milhões.

Segundo a instituição, as edificações contam com diferentes tecnologias que promovem redução de gastos e reaproveitamento de recursos. “Foram utilizadas diretrizes da arquitetura bioclimática com o aproveitamento da iluminação e ventilação naturais, bem como a proteção das fachadas e cobertura da incidência solar de modo a reduzir a carga térmica da edificação”, detalha a diretora Lívia.

ENERGIA SOLAR

Outras técnicas empregadas são o pavimento permeável, a segregação das águas residuárias, o tratamento de esgoto biológico, o aproveitamento de águas cinzas (qualquer água residual não-industrial originada a partir de processos domésticos como lavar louça, roupa e tomar banho), amarelas (originadas do uso de vaso sanitário e mictórios) e de água da chuva. Os edifícios também estão dotados de painéis fotovoltaicos instalados nos terraços para geração de energia elétrica e de paisagismo com plantas da Mata Atlântica do sul da Bahia. Atualizada às 19h15min.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.