Centro especializado complementa formação de 150 estudantes de Uruçuca
Tempo de leitura: < 1 minuto

Desde 2017, em Uruçuca, sul da Bahia, estudantes com algum tipo de dificuldade de aprendizagem frequentam o Centro de Atendimento Especializado em Educação (Catee), da Secretaria Municipal de Educação. Nele, cerca de 150 alunos da rede pública de ensino são acompanhados por equipe multidisciplinar, que os orientam em atividades complementares de formação.

A equipe é formada por psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, professores de Libras e fonoaudiólogos. A unidade atende, em média, 40 estudantes por dia. Os estudantes fazem atividades adaptadas para linguagens multissensoriais, com materiais didáticos interativos e outros recursos voltados para a superação da dificuldade de aprendizado. O trabalho também integra a própria escola e as famílias dos alunos.

A pequena Melissa Falcão, de 7 anos, frequenta o ensino fundamental no Cemurzinho e participa das atividades do Catee. Daniela Costa, sua mãe, fala sobre a importância do centro para o desenvolvimento intelectivo da filha. “Gratidão é palavra que representa a essencialidade do Catee em minha vida”. Com o reforço, continua a mãe, renasceu a esperança de ver Melissa conquistar sua autonomia como sujeito da própria vida.

A secretária de Educação de Uruçuca, Célia Raimunda, afirma que o Catee assegura oportunidade única para famílias que, sem o apoio especializado, não teriam condições oferecer os estímulos específicos para o desenvolvimento da capacidade intelectual das suas crianças.

“Há uma perspectiva de ampliar mais serviços da instituição. Inserimos recentemente o serviço de fonoaudiologia e buscaremos incluir no leque de serviços um profissional de Educação Física, aprimorando o nosso suporte educativo às famílias”, acrescenta a gestora.

A expansão do serviço já foi autorizada pelo prefeito Moacyr Leite Júnior (UB). “Queremos que os serviços do Catee alcancem ainda mais estudantes e pais. Nosso objetivo é que em Serra Grande, nossa Vila Educadora, a unidade também realize atendimentos.”

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.