Tempo de leitura: 2 minutos

Um projeto para melhorar o sistema de abastecimento de água em Itabuna foi apresentado nesta quinta-feira (5), durante evento no auditório da Santa Casa de Misericórdia, pelo prefeito Augusto Castro (PSD) e pelo presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Raymundo Mendes Filho. O Projeto Mais Água para a Cidade prevê investimento de pouco mais de R$ 26 milhões.

De acordo com o prefeito Augusto Castro, o investimento vai resolver 80% do problema do abastecimento de Itabuna e prevê a ampliação da estação elevatória de água tratada, na Estação de Tratamento de Água (ETA), com o acréscimo de duas motobombas. Além disso, haverá a implantação de 6.049 metros de rede adutora e mais de 2 mil metros de rede de distribuição.

Na BR-101 e na Avenida José Soares Pinheiro, em direção à zona sul, será aplicada a tecnologia não destrutiva, garantindo que o pavimento, por onde a rede passará, não sofrerá danos.

Também serão construídos dois reservatórios, um no bairro Novo Lomanto, com capacidade para armazenar 3 milhões de litros de água, e outro no Novo Jaçanã, que vai acumular 5 milhões de litros de água, para atender 36 bairros da zona sul e sudeste, que atualmente sofrem com o fornecimento intermitente de água.

MAIOR INVESTIMENTO DOS ÚLTIMOS ANOS

Para o prefeito Augusto Castro, o município passa a viver uma nova fase e uma oportunidade única. “Focamos nossa gestão no planejamento e projetamos a cidade para daqui a 40 anos. Obras como o projeto Mais Água [são] garantia na melhoria de vida de nossa gente”, afirmou.

Segundo Augusto Castro, o projeto também contribuirá para atração de novos investimentos, com a implantação do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste Leste. “Estamos tendo uma oportunidade única de preparar o crescimento e o progresso da cidade. As obras estruturantes em andamento e as que vamos realizar ficarão marcadas na história de Itabuna”, disse.

O presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, lembrou que esse é o maior investimento executado pela empresa nos últimos 30 anos. “Com esse projeto, o prefeito Augusto Castro realiza o maior aporte de recursos na empresa neste período”, destacou.

“Além de proporcionar água nas torneiras diariamente, o Mais Água para a Cidade atende o que determina o Novo Marco Legal do Saneamento, que é a universalização do acesso da população à água até 2033. Itabuna fará o seu dever, a partir de agora”, afirmou Raymundo Mendes Filho.

O deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), que por problemas de voo não pôde participar da apresentação do Mais Água para a Cidade, aportou por meio de emenda parlamentar o valor de R$ 4 milhões para o projeto.

A previsão de conclusão das obras é de 18 meses.  De imediato, segundo o governo, atenderá uma população de cerca 130 mil habitantes, podendo chegar a mais de 143 mil pessoas até 2041.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *