Tempo de leitura: 2 minutos

A Comissão Política Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) formalizou, nesta quinta-feira (5), a escolha do ex-vice-prefeito de Itabuna Wenceslau Júnior como pré-candidato à Câmara dos Deputados. A legenda confiou ao grapiúna a missão de conectar as regiões sul e extremo-sul do estado à pré-candidatura do ex-presidente Lula (PT) à Presidência da República.

“Sou a única conexão do nosso território com as propostas de Lula. É fundamental termos um representante na Câmara Federal para auxiliar o presidente na missão de transformar o Brasil em uma nação digna e inclusiva. Não podemos ficar nas mãos dos deputados do ‘centrão’, que só conhecem a política do toma-lá-dá-cá”, declarou Wenceslau.

Advogado e professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o comunista também se compromete a reforçar a representação política dos colegas das duas profissões no Congresso Nacional.

TRAJETÓRIA POLÍTICA

O início da militância política de Wenceslau Júnior remete a 1991, quando presidiu o Diretório Central dos Estudantes da antiga Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi), que, naquele ano, seria estadualizada para a criação da Uesc. A estadualização consagrou a luta política da sociedade sul-baiana, que teve o movimento estudantil e o PCdoB na vanguarda, conforme depoimento do professor Joaquim Bastos, reitor da Uesc de 2004 a 2012 (relembre aqui).

Na política itabunense, Wenceslau Júnior foi vereador por dois mandatos (2005-2008 e 2009 a 2012). Deixou o Legislativo e foi eleito vice-prefeito na chapa liderada por Claudevane Leite, o ex-prefeito Vane do Renascer. No mesmo mandato (2013-2016), comandou a Secretaria Municipal de Planejamento.

No período do PT na Presidência da República, coordenou o Comitê em Defesa da Criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e dos Institutos Federais de Ilhéus e de Uruçuca. Hoje, aos 52 anos, é presidente do PCdoB em Itabuna e chefe de Gabinete da presidência da Bahiagás.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *