Dicas evitam dor de cabeça quando for colocar o carro para andar || Fotomontagem
Tempo de leitura: 2 minutos

Algumas pessoas passam ou pretendem passar um tempo fora da cidade, estado ou país, e precisam deixar os seus carros em casa, mas não sabem o que fazer. Se basta simplesmente guardar, desligar… e partiu viagem… Ou se deve seguir uma espécie de “protocolo”.

Pois, bem. Se você vai se ausentar por um período inferior a 10 dias, realmente, nada precisa ser feito. Porém, em casos que sejam acima de 10 dias, é interessante que você delegue a uma pessoa da sua confiança para que ele (a) ligue o carro ao menos uma vez por semana, em torno de 10 minutos a 20 minutos. Caso você não tenha ninguém que possa fazer esse favor, eu vou lhe passar 3 dicas importantes.

1- Lave o carro e seque-o

É interessante deixar o seu veículo limpinho, tirar farelos e restos de comida para evitar infestação de insetos e, se possível, deixá-lo coberto por uma capa (própria para carros). Assim você evitará o acúmulo de poeira – e a capa não arranhará a pintura, pois não haverá atrito com sujeira entre o forro e a carroceria.

2- Retire a bateria

Retirando a bateria do carro, ela conseguirá ficar carregada por mais tempo. E, no seu retorno, é possível que ela tenha carga suficiente para promover a ignição. Mas é importante lembrar que com a retirada dela, você perderá algumas configurações no veículo, a exemplo de display, configurações do aparelho de som e etc…

3 – Calibrar os pneus

É bastante comum que os pneus percam a pressão do ar, principalmente quando estão parados. Então é ideal calibrá-los em torno de 20% acima do que o manual indica.

Se faz necessário saber o que se deve fazer ao retornar. E por isso também separei mais umas dicas para você.

Caso a sua ausência supere 3 meses, é ideal ter alguns cuidados. Essas 5 dicas são para o carro e para a sua saúde.

1 – Trocar o óleo lubrificante

O óleo lubrificante deve ser trocado na quilometragem ou por tempo de uso. Varia de acordo a cada fabricante. Então, pelo fato dele estar sem uso por um longo período, se faz necessário a sua troca, pois isso evitará um maior desgaste pelo atrito entre as peças do motor.

2- Recolocar a bateria

É nesse momento que você saberá se ela ainda tem carga para gerar o sistema de partida ou precisará levá-la para dar uma recarga lenta.

3- Trocar o filtro de ar-condicionado

O carro parado por um longo período ocasiona a proliferação de bactérias pela umidade gerada nos dutos do ar-condicionado. É ideal que substitua o filtro, deixe o ar ligado e os vidros baixos por uns 15 minutos ou fazer uma higienização do sistema numa oficina especializada (melhor opção).

4- Recalibrar os pneus

Deixar os pneus com a calibragem correta para que não minimize a vida útil deles.

5- Freios

Vá até o mecânico de sua confiança, e peça para avaliar o sistema de freios, incluindo o fluido. Isso evitará que você tenha algum susto, e evitará acidentes.

Ícaro Mota é consultor automotivo e diretor da I´CAR. A coluna é publicada às sextas-feiras.

Clique e confira o Instagram da I´Car.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.