Economista Elson Mira apresenta dados da economia itabunense || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A conjuntura econômica do Brasil e da região no pós-pandemia foi analisada pelo professor titular Elson Mira, do Departamento de Economia da Uesc, durante a reunião ordinária da ACI. A reunião ainda contou com a presença dos secretários de Segurança e Ordem Pública (Sesop), Humberto Mattos, e de Planejamento, Sônia Fontes, para apresentar as ações de ordenamento do comércio informal.

Mira apresentou dados atualizados de empregos do mês de março deste ano, em que o setor terciário lidera com 79,7%. Segundo ele, desde a crise do cacau, o setor terciário domina a economia de Itabuna. “Em termos de emprego, geração de renda, PIB, o comércio e serviços são os setores das principais atividades econômica de Itabuna”, destacou o professor.

CAMELÔS NA PRAÇA CAMACAN

Sobre as ações para o ordenamento do comércio informal, o secretário Humberto Mattos destacou que está planejando ações em conjunto com outras secretarias municipais visando a retirada do comércio ambulante de alimentos da avenida Cinquentenário e do seu entorno para a praça Adami, até que a praça Camacan seja reformada para receber esse público.

O secretário ainda ressaltou a importância do apoio da classe empresarial e da sociedade para solucionar um problema que é antigo. Sônia Fontes falou que o ordenamento está na pauta de prioridades do município e destacou que ações de médio prazo para a retirada dos ambulantes estão sendo organizadas, e uma das alternativas é realocar no antigo Cesp.

A reunião contou com a presença de empresários e lideranças da sociedade civil, que parabenizaram a iniciativa do presidente da ACI, Mauro Ribeiro, na promoção de debates importantes para o setor. Segundo o empresário, “a análise atualizada da economia atual vai ajudar na aplicação de investimentos específicos. Aliado a isso, o ordenamento do comércio local vai contribuir para um melhor ambiente de negócios na cidade”, explicou Mauro.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.