Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) anunciou, nesta quarta-feira (13), a confirmação laboratorial do primeiro caso de varíola dos macacos no estado, feita pelos centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de Salvador e do Estado.

O paciente mora em Salvador e foi internado em unidade hospitalar privada com os três sintomas típicos da doença: febre alta de início súbito, adenomegalia (inchaço das glândulas do sistema imunológico no pescoço) e erupção cutânea. Hoje, o indivíduo está isolado na própria casa.

O monitoramento das pessoas que tiveram contato com o paciente foi iniciado. Além disso, dois outros casos suspeitos, sem ligação com o confirmado, aguardam resultado do exame laboratorial a ser divulgado nos próximos dias.

CARACTERÍSTICAS DA DOENÇA

A varíola dos macacos é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença se desenvolve com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.

A infecção é autolimitada, com sintomas que duram de duas a quatro semanas, podendo ser dividida na etapa da invasão, que dura até 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa; e a etapa da erupção cutânea, iniciada de um a três dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *