Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Militar apreendeu uma tonelada de maconha e 18 kg de cocaína no Povoado de Laranjeras, zona rural de Vitória da Conquista, nesta sexta-feira (15).

Os policiais militares faziam diligências à procura de um suspeito de traficar drogas e foram recebidos a tiros ao chegar no povoado. Segundo a PM, os tiros foram disparados por um homem. Os policiais revidaram e o atingiram. Ele foi levado ao Hospital de Base de Conquista, mas faleceu.

Na ação, os policiais apreenderam um carro com restrição para furto, uma tonelada de maconha e dezoito quilos de cocaína. Sobre as drogas, segundo a PM, havia a indicação de proveniência da Colômbia. A ocorrência foi registrada na 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

Tempo de leitura: 2 minutos

A vítima do estupro cometido pelo anestesista Giovanni Quintella Bezerra prestou depoimento nessa sexta-feira (15) à polícia. Ela foi ouvida pela delegada Bárbara Lomba, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de São João de Meriti, no escritório do advogado contratado pela família da vítima, para que a mulher não fosse exposta e tivesse a sua identidade revelada.

O marido que acompanhou o parto e depois saiu com o recém-nascido no colo também falou com a polícia. Ele confirmou que após a mulher ter a criança, o anestesista Giovanni Bezerra pediu para que ele deixasse o centro cirúrgico, com a justificativa de que a paciente ainda teria de passar por outro procedimento. O marido disse que chegou a discutir com o médico e viu que a mulher ainda estava desacordada após ter a criança.

Um segundo inquérito foi aberto pela polícia ainda na sexta-feira com a finalidade de investigar outros crimes cometidos pelo médico que também trabalhava no Hospital da Mãe, em Mesquita, outra cidade da Baixada Fluminense.

DENUNCIADO

O anestesista Giovanni Quintella Bezerra, 31 anos, foi denunciado também na sexta-feira (15) pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), pelo crime de estupro de vulnerável, praticado contra uma mulher durante o parto, no Hospital da Mulher Heloneida Studart, na Baixada Fluminense.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

A identificação de seis casos de Covid-19 na Escola Batista da Califórnia, em Itabuna, levou à suspensão das aulas desta sexta-feira (15), quando o imóvel do colégio passou por sanitização. De acordo com a Prefeitura de Itabuna, as atividades da escola serão retomadas na segunda-feira (18). Também passarão pelo mesmo procedimento as escolas Esperança, no Santo Antônio, e Novo Horizonte, no bairro do mesmo nome.

Após a confirmação dos casos, o Departamento de Vigilância em Saúde de Itabuna enviou nota técnica para a Secretaria Municipal da Educação, que deverá distribuir cópias do documento para as escolas do município. A nota traz recomendações sanitárias para o cotidiano nas instituições.

Conforme a nota, indivíduos com síndrome gripal devem entrar em isolamento e procurar a Vigilância Epidemiológica para testagem. O teste deve ser feito a partir do quarto dia de sintomas, o que diminui o risco de resultado falso negativo (quando o paciente está infectado, mas o exame não identifica).

VACINAÇÃO

A nota técnica também recomenda que todos os estudantes sejam vacinados, pois a vacinação é o principal elemento que permite maior segurança no retorno das atividades presenciais a uma rotina normal. Por último, sugere que a equipe gestora monitore a cobertura vacinal dos estudantes e estimule a imunização.

Tempo de leitura: 2 minutos

Em 2 de outubro, dia do primeiro turno das eleições deste ano, 156.454.011 eleitores poderão comparecer às urnas para escolher os novos representantes políticos. Estão em disputa os cargos de presidente da República, governador, senador e deputado federal, deputado estadual ou distrital. Na Bahia, são 11.291.528 aptos a votar neste ano.

De acordo com as estatísticas da Justiça Eleitoral, houve um aumento de 6,21% do eleitorado desde as últimas eleições gerais do país, em 2018. Naquele pleito, o número de eleitoras e eleitores habilitados a votar era de 147.306.275.

A maior parte do eleitorado brasileiro segue composta por mulheres. Ao todo, são 82.373.164 de eleitoras, o que equivale a 52,65% do total. Já os homens são 74.044.065, sendo 47,33%. Há ainda outros 36.782 votantes sem informação, num total de 0,02%.

MAIORES E MENORES COLÉGIOS ELEITORAIS

O estado de São Paulo segue como maior colégio eleitoral brasileiro, com 22,16% de todos os eleitores. Isso significa que, a cada cinco votantes no país, um reside em São Paulo. Em seguida aparecem os estados de Minas Gerais, com 10,41% do total de eleitores e Rio de Janeiro, com 8,2%. Ao todo, a região Sudeste concentra 42,64% de todo o eleitorado nacional.

Em contrapartida, os três estados com menor eleitorado estão na região Norte, que responde por apenas 8,03% dos eleitores. Roraima (0,23%), Amapá (0,35%) e Acre (0,38%) são as unidades da Federação com menos eleitores, respectivamente. Ainda com relação às regiões, o Nordeste vem logo após o Sudeste, com 27,11% do eleitorado. Na sequência aparecem o Sul (14,42%), Norte (8,03%) e Centro-Oeste (7,38%).

Entre os municípios brasileiros, São Paulo também detém o maior número de eleitoras e eleitores, com 9.314.259 de pessoas. Em seguida aparecem Rio de Janeiro (5.002.621), Brasília (2.203.045), Belo Horizonte (2.006.854) e Salvador (1.983.198).

Os menores colégios eleitorais, em contrapartida, estão nos municípios de Borá (SP) (1.040), Araguainha (MT) (1.042), Serra da Saudade (MG) (1.107), Engenho Velho/RS (1.213) e Anhanguera/GO (1.234).

Tempo de leitura: 2 minutos

O empresário Manoel de Souza Brito Filho tomou posse como novo presidente do Rotary Club de Itabuna Sul para o período 2022/2023. Ele substituiu José Celso Santana. A solenidade ocorreu na noite desta quinta-feira (14), no Palace Hotel. Foram empossados ainda os membros do Conselho Diretor e novos associados.

Posse reuniu representante de vários setores da sociedade

Manoel Brito, de 52 anos, tem loja há 11 anos em Itabuna e se tornou associado do Rotary em 2017, apadrinhado por Otoniel Azevedo. Em seu discurso, ressaltou que encontrou no clube um grupo de companheiros envolvidos nas causas sociais da comunidade de Itabuna.

Brito disse que é muito gratificante poder usar as conexões do Rotary para realizar sonhos. “E agora, na qualidade de presidente, ciente das minhas responsabilidades, darei continuidade aos trabalhos já realizados com as instituições. E, dentro da filosofia do Rotary que é ‘Dar de si, antes de pensar em si’, também irei implementar novas ações”, explicou.

AÇÃO APÓS ENCHENTE

Ao passar o cargo, José Celso Santana destacou que, durante a sua gestão, o Rotary Club de Itabuna Sul realizou, entre outras ações, um importante trabalho de assistência a comunidades atingidas pela enchente de dezembro de 2021, com doações em dinheiro, camas, cestas básicas.

Participaram da solenidade de posse, entre outros convidados, o secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, José Raimundo Araújo, representando o poder executivo municipal; José Adauto Vieira, presidente do Sindicom; Rui Carlos, presidente da OAB, subseção Itabuna; e o novo presidente do Rotary Club de Itabuna, Cláudio Vitor Santana.

Tempo de leitura: 2 minutos

O servidor público Weltmo Vieira não é mais comandante da Guarda Municipal de Itapetinga, no sudoeste da Bahia. Ele perdeu o posto nesta sexta-feira (15) após o caso de um membro do efetivo da Guarda Municipal ser  flagrado com uma arma em punho agredindo e ameaçando um adolescente. O episódio teria ocorrido na noite de quinta-feira (14).

O adolescente agredido discutiu com um colega de escola e, logo depois, recebeu um telefonema com ameaças, segundo a versão relatada do menor à Polícia Civil, que instaurou inquérito para investigar o caso. No mesmo dia da divergência na escola, o menor teria sido surpreendido, na rodoviária local, pelo pai do colega.

“Você conhece ele? Você sabia que é meu filho? Então agora você está sabendo, desgraça. Abaixe a mão, que eu quero bater só na sua cara, seu filho da p***”, gritou o guarda municipal. Depois desferir vários tapas no rosto do jovem, o servidor público deixa que o filho também bata na vítima, enquanto o questiona quantos anos tem e onde ele mora. Uma terceira pessoa também aparece batendo no adolescente.

Por meio de nota, a Prefeitura de Itapetinga informa que, após notícias de ação violenta de um dos seus membros, foi feito mudança na Guarda Municipal. “O guarda Weltmo Vieira deixa o cargo de comandante e o GM Roberto Caetano Santos assume a liderança da corporação”.

Informa ainda que a administração municipal tomará as providências para que os fatos sejam apurados e os responsáveis punidos.  De acordo com o prefeito Rodrigo Hagge, por se tratar de um servidor público efetivo, a análise da sua punição deve, obrigatoriamente, passar por um processo administrativo, respeitando o contraditório e a ampla defesa.

ERRATA – Este blog errou ao informar que o servidor público Weltmo Vieira teria se envolvido diretamente nas agressões ao menor. Como explicado em nota do prefeito Rodrigo Hagge, ele acabou exonerado por responder, “indiretamente, pelas ações dos seus comandados”./// Atualizado às 01h02min (16/07).