Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério da Educação prorrogou para esta sexta-feira (4), até as 23h59min, as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2022. Nessa edição, são ofertadas mais de 190 mil bolsas de estudo.

O resultado do Prouni é divulgado em duas chamadas: a primeira sairá na próxima terça-feira, dia 9 de agosto, e a segunda, no dia 22 de agosto. Assim como o prazo de inscrição, a data do resultado da primeira chamada também foi prorrogada em um dia.

Podem participar do processo seletivo candidatos sem diploma de curso superior, que tenham feito provas nas edições de 2021 e/ou de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato precisa ter atingido, no mínimo, 450 pontos na média das notas e não ter zerado a redação. Outra exigência é a de não ter participado do Enem na condição de treineiro.

BOLSAS PARCIAIS E INTEGRAIS

É necessário observar também os critérios de renda, que não foram alterados: para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio; e para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa da família.

Nessa edição, em substituição à divulgação da informação da nota de corte, o MEC passa a divulgar a classificação parcial de cada candidato. O sistema irá ranquear, durante o período de inscrição, as posições de cada estudante em relação aos seus concorrentes diretos, ou seja, aqueles candidatos de igual perfil, que selecionaram as mesmas opções no ato da inscrição, considerando a priorização da ordem de classificação, conforme definido nos normativos do Prouni.

A pré-seleção dos inscritos ocorrerá de acordo com a classificação, que observará o limite das bolsas ofertadas por curso, turno e local de oferta da instituição, bem como por tipo de modalidade de concorrência, conforme indicado no ato da inscrição. Acesse aqui para se inscrever.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *