Tempo de leitura: 2 minutos

A Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ) da Secretaria de Saúde de Itabuna está vacinando cães e gatos contra a raiva. A estimativa é que sejam imunizados 21 mil animais domésticos contra a doença no município do sul da Bahia.

Nesta terça-feira (10), a vacinação dos animais será nas praças do Fátima e do Santa Inês. A imunização começa às 8h30min e prossegue até as 16h30min. Podem receber a dose cães e gatos a partir de três meses de idade, conforme critérios da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica 2022, que se encerra no dia 17 de setembro.

Na quinta-feira (11), os vacinadores estarão nas praças dos bairros São Caetano e São Roque e, no dia seguinte, sexta-feira, nas praças da Mangabinha e do Maria Pinheiro. No dia 15 a imunização acontecerá na Praça do bairro Jorge Amado. Veja logo abaixo o cronograma de vacinação para os próximos dias.

APELO PARA A VACINAÇÃO

A diretora do Departamento da Vigilância em Saúde, Maristela Antunes, alerta aos donos ou responsáveis pelos pets sobre a importância da vacinação contra a raiva. Ela lembra que a vacina é gratuita e a principal arma contra doenças infecciosas graves que atingem tanto o animal quanto o ser humano.

“Não deixe de levar seus bichinhos de estimação para receber a dose do imunizante, pois, além de promover a saúde, evita que adquiram a doença infectocontagiosa que pode matar cães ou gatos e ainda atingir seus criadores”, afirma a diretora.

Maristela destaca que a raiva canina, por exemplo, é uma das mais graves, e que pode ser transmitida de animais para humanos e vice-versa. Ela diz que um dos principais sintomas da doença é a “espumação” ou salivação que se forma na boca do infectado.

“Mas também é uma doença viral, que pode acometer qualquer animal mamífero e tem uma incidência altíssima de morte, com taxa de letalidade pode chegar a 100%, segundo o Ministério da Saúde. Por isso, a importância da prevenção por meio da vacina”, alerta a diretora do Departamento da Vigilância em Saúde.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.