Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quinta-feira (17), o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) voltou a negar habeas corpus ao empresário Tharciso Romeiro Aguiar, 38, que atropelou e causou a morte da cirurgiã-dentista Ranitla Scaramussa Bonella, de 23 anos, no dia 11 de junho passado, em Ilhéus. A jovem foi atingida pelo carro dele quando atravessava a BA-001 sobre a faixa de pedestres.

A pedido da Polícia Civil, em 26 de junho, a Vara do Tribunal do Júri de Ilhéus decretou a prisão preventiva e suspendeu a Carteira Nacional de Habilitação de Tharciso, que manteve-se foragido da Justiça por um mês e, no último dia 26, entregou-se.

Na quinta-feira da semana passada (11), o inquérito policial foi concluído e o empresário acabou indiciado por homicídio doloso (dolo eventual). Agora, cabe ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) decidir se acata ou não o enquadramento legal dado ao caso pela Polícia Civil.

Prevalecendo a interpretação de que se trata de homicídio doloso, Tharciso pode ser denunciado ao Tribunal do Júri. No dia 16 de julho, em parecer, a promotora de Justiça Darluse Ribeiro Sousa Magalhães afirmou que as informações disponíveis até o momento, obtidas pelos investigadores, indicam a possibilidade de homicídio por dolo eventual, conforme o entendimento da Polícia Civil. Com informações do Blog do Gusmão.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A professora Flaviana dos Santos Silva, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), recebeu o prêmio Alumni Awards, edição 2022-2023. Intitulado Pensamento computacional e educação robótica para o desenvolvimento de habilidades matemáticas em crianças, o método usa a robótica para iniciar crianças em linguagens de programação e conteúdos matemáticos.

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes aponta que 68,1% dos brasileiros com 15 anos não atingiram o nível mínimo de desempenho em matemática conforme os padrões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O mesmo levantamento, feito em 2018, colocou o Brasil nas últimas dez posições do ranking de ensino da disciplina entre os países da entidade.

Flaviana dos Santos afirmou que “[o trabalho atende] a crescente demanda por futuros profissionais que superem as habilidades de ler, escrever, interpretar as informações, contar, selecionar, organizar e que desenvolvam o pensamento computacional para fazer uso de sistemas informatizados ou de plataformas inteligentes como instrumentos que ampliem o potencial cognitivo e a criatividade de forma integral”.

O Alumni Awards é um prêmio individual de até mil dólares, promovido pelo Institute of International de Education, de Nova York, em parceria com a IFP Alumni Tracking Study. Sua finalidade é apoiar ex-bolsistas do Programa Internacional de Bolsas da Fundação Ford, caso de Flaviana.

A professora da Uesc foi bolsista da Ford no doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio na Universidade de Arkansas (EUA) e na Universidade do Minho (Portugal).

O advogado e professor Francisco Valdece, provedor da Santa Casa de Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

A primeira etapa da reforma e ampliação do Hospital São Lucas, em Itabuna, teve sua ordem de serviço assinada nesta quarta-feira (17), pelo provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Francisco Valdece. O prefeito Augusto Castro (PSD) prestigiou a cerimônia.

De acordo com Francisco Valdece, o projeto de um novo Hospital São Lucas, 100% voltado para o Sistema Único de Saúde (SUS), só se tornou viável graças à parceria da Santa Casa com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Itabuna. “O trabalho em conjunto deu resultado”.

O provedor agradeceu especialmente ao governador Rui Costa (PT), ao prefeito Augusto Castro (PSD) e ao deputado federal Paulo Magalhães (PSD). “Muito obrigado a vocês pelo que estão fazendo por Itabuna. Vocês estão dando a Itabuna o que ela merece”.

O prefeito Augusto Castro (PSD) reafirmou o empenho da Prefeitura para que todas as etapas do trabalho sejam concretizadas. “Esse é um projeto grande, que começa hoje e deverá ser concluído em 2 anos. O setor de Hemodiálise deverá ser o primeiro a ficar pronto, mas depois serão implantados outros serviços, com outras especialidades”, explicou.

PROJETO DO NOVO HOSPITAL

A estrutura do novo Hospital São Lucas ocupará área de 8.700 metros quadrados, no bairro Santo Antônio, com 101 leitos,  dos quais dez são da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), quando estiver em pleno funcionamento.

O centro cirúrgico terá quatro salas e cinco leitos de recuperação pós-anestésica. Ao todo, serão 16 consultórios médicos. Citada por Augusto Castro, a Unidade de Hemodiálise contará com 50 máquinas, que funcionarão em três turnos.

A solenidade desta quarta-feira contou com a presença da secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes; da subsecretária Lânia Peixoto; de vereadores; e dos ex-provedores da Santa Casa de Misericórdia Eric Júnior, Almir Alexandrino e Eric Ettinger de Menezes; e representantes da sociedade civil organizada.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quarta-feira (17), homens armados voltaram a cercar comunidades do povo Pataxó em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, segundo o deputado estadual Hilton Coelho (PSOL). As aldeias Boca da Mata e Cassiana, alvos do ataque, ficam no Território Indígena Barra Velha.

– As famílias afirmam que pistoleiros e milicianos, a mando de fazendeiros da localidade, atacaram a comunidade. O tiroteio durou aproximadamente 1h e encurralou a comunidade em suas casas, escolas, e algumas pessoas fugiram também para a mata – disse o parlamentar.

Os governos federal e estadual precisam adotar medidas para garantir a segurança dos indígenas, cobra Hilton. “A Funai continua omissa, uma orientação da política anti-indígena do governo federal. O governo estadual, por sua vez, precisa se manifestar diante da acusação de que policiais militares à paisana estariam juntos com os pistoleiros nos ataques”.

O centro do conflito é uma área chamada Fazenda Brasília, que foi retomada por cerca de 180 pataxós no dia 22 de junho passado. Quatro dias depois, dezenas de homens, com armas de grosso calibre e caminhonetes, ameaçaram os indígenas. A tensão se escalou e, nesta semana, as comunidades foram cercadas e atacadas com tiros.

Registrado na segunda-feira (15), por uma pataxó, o vídeo a seguir mostra momento crítico do ataque, quando os índios se esconderam na mata. As imagens foram obtidas pelo portal Jornalistas Livres. Assista.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente Jair Bolsonaro (PL) partiu para cima do advogado e youtuber Wilker Leão, nesta quinta-feira (18), em Brasília, depois de ter sido xingado de “vagabundo”, “safado”, “covarde” e “tchutchuca do Centrão”. A confusão ocorreu em frente ao Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente.

Na saída do Palácio, Bolsonaro desceu do carro para cumprimentar apoiadores. Wilker costuma ir ao local para provocar o presidente. Hoje, enquanto filmava a própria intervenção, o youtuber foi puxado e derrubado bruscamente. A cena foi registrada pelo cinegrafista Emerson Soares, da TV Globo, mas, nas imagens, não é possível identificar quem agrediu o rapaz.

Ao se levantar, nervoso, Wilker passou a xingar Bolsonaro, que reagiu. O presidente da República segurou o youtuber pelo braço esquerdo e tentou arrancar o celular da mão direita do jovem, que resistiu e correu, antes de ser cercado por seguranças.

O cinegrafista Emerson Soares continuou a registrar o tumulto e, quando um segurança disse que ele não podia filmar, respondeu que é profissional da imprensa. “Ninguém tira meu celular”, emendou.

BOLSONARO RESPONDE SOBRE DELAÇÃO PREMIADA

Depois da confusão, Bolsonaro aceitou responder o questionamento de Wilker Leão. Militar da reserva, ele disse que o presidente sancionou lei que limita a eficácia das colaborações premiadas e teria feito isso para beneficiar aliados, a exemplo do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), e do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, condenado no Mensalão.

“O Congresso aprova as leis, cara”, respondeu Bolsonaro. “Mas o senhor tem poder de veto e sanção”, retrucou Wilker.  “Não é esse poder todo. Quem determina as leis, finalmente, é o Congresso. Qualquer coisa que, porventura, eu vete, se eles derrubar o veto, é lei”, argumentou Bolsonaro, em tom ameno. “Mas o senhor não vetou…”, disse o youtuber, irredutível.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) informa que, neste sábado (20), o município participará do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação, com atendimento voltado para crianças de 1 a 4 anos e adolescentes de até 14 anos. O primeiro público receberá a vacina contra a poliomielite. Já os adolescentes terão a oportunidade de atualizar a caderneta de imunização.

O serviço estará disponível das 8h às 16h, nas unidades de saúde Sarah Kubitschek (Parque Infantil), Euler Ázaro (Vilela), Hernani Sá e no CAE III, antigo Sesp (Av. Canavieiras).

As crianças e os adolescentes deverão comparecer aos postos de saúde acompanhados pelos pais ou responsáveis. No local, serão exigidos cartão de vacinação, cartão do SUS e RG ou certidão de nascimento.

COVID-19

A Sesau mantém a campanha de imunização contra a Covid-19 para crianças a partir de 3 anos, adolescentes, adultos e idosos. Nesta semana, o município ampliou para o público acima de 30 anos o acesso à quarta dose de vacina contra a doença (confira os locais e horários de atendimento).

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a validade da Lei 14.128/2021, que garante indenização aos profissionais de saúde incapacitados para o trabalho no combate à Covid-19 e aos familiares dos trabalhadores que perderam a vida nesse confronto. Nos dois casos, a lei prevê indenização de R$ 50.000,00, em parcela única, a cargo da União.

Para o senador Otto Alencar (PSD-BA), que relatou o projeto de lei no Senado, a Corte Maior fez justiça ao esforço heroico e à memória de enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, assistentes sociais e agentes de saúde.

A decisão unânime do STF rejeitou pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL), que, em agosto de 2020, vetou integralmente a lei. O Congresso Nacional derrubou o veto em março de 2021. “Agora, a lei terá que ser definitivamente cumprida, amenizando o sofrimento dos profissionais da saúde que ficaram incapacitados, dos seus cônjuges e dependentes, órfãos das vítimas da Covid”, declarou Otto Alencar.

PARA OTTO, VETO DE BOLSONARO REVELOU FALTA DE SENSIBILIDADE

Candidato à reeleição, Otto atribui caráter revelador ao veto do presidente da República. “[Bolsonaro] demonstrou ter perdido a noção do que seja sensibilidade, fraternidade, caridade com as pessoas que trabalharam nos hospitais de campanha, arriscando suas vidas para preservar os pacientes”, disse o parlamentar baiano, que é médico.

O Observatório da Enfermagem informa que mais de 64 mil enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras foram infectados pela Covid-19 no Brasil e 872 perderam a vida em decorrência da doença. Segundo dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), atualizados em 22 de abril passado, 810 médicos morreram de Covid-19 no país.

Tempo de leitura: 2 minutos

A passeata de Jerônimo Rodrigues em Itabuna, nesta quarta-feira (17), marcou a largada da campanha do petista ao governo baiano no interior. O evento reuniu milhares de pessoas na Avenida do Cinquentenário, assim como na vizinha Itajuípe, onde houve comício. “A Bahia não vai voltar atrás”, disse o candidato a governador. Presidente do PT baiano, Éden Valadares comentou a participação – e empolgação – da militância nos dois atos.

Para Éden houve, em Itabuna, demonstração de força da campanha de Lula e Jerônimo com o evento que se encerrou por volta das 18h20min, sem os aguardados discursos na Praça Adami. Após caminhar pela principal avenida do comércio local, Jerônimo, junto com o governador Rui Costa, o senador Otto Alencar (PSD), que é candidato à reeleição, e o vice de Jerônimo, Geraldo Júnior (MDB), rumaram para Itajuípe.

– Agora que demos essa largada na campanha no interior a população vai ter a oportunidade de conhecer quem é o candidato de Lula no estado e o quanto Jerônimo possui todos os requisitos para ser o melhor governador, o que vai impulsionar ainda mais nossa candidatura e garantir nossa vitória nas urnas – comentou Éden.

O evento reuniu, além de candidatos a deputado federal e a estadual, a exemplo de Augustão e Rosemberg Pinto, ambos do PT, Alice Portugual (PCodB), Lídice da Mata (PSB) e Fábio Vilas-Boas (MDB), além de Marcone Amaral (PSD).

Presidente estadual do PCdoB, o itabunense Davidson Magalhães avaliou como histórica a caminhada de Jerônimo e Otto Alencar em Itabuna, nesta quarta. “É o maior ato de lançamento de campanha, é uma demonstração clara que esta campanha ganha força por toda Bahia. Falta pouco mais de 40 dias para elegermos Jerônimo governador e Lula presidente”.

RUI IRONIZA ENRIQUECIMENTO DE ADVERSÁRIOS

Já em Itajuípe, houve discurso, com exaltação aos feitos de Jaques Wagner, que não participou dos eventos no sul da Bahia, e de Rui Costa, e provocação aos adversários. Rui alfinetou os oponentes de Jerônimo pelo enriquecimento nestes últimos anos.

– Só fazem multiplicar o seu patrimônio. É impressionante a velocidade que essa turma multiplica o patrimônio. Em um ano é 2 [milhões de reais], no outro é 14, no outro é 20, agora já são 40 milhões. Enquanto o povo está empobrecendo, eles estão enriquecendo – disse o governador, porém sem citar nomes.

Jerônimo, em Itajuípe, disse que a sua campanha se diferencia por ser “um projeto que cuida de gente”. “A Bahia não vai voltar atrás”, afirmou, complementando, num pedido de voto a Lula para presidente da República: “O Brasil estagnou, deu passo para trás. Direitos sendo destruídos, universidades, programas de habitação, desemprego, carestia”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais de 130 policiais civis cumprem mandados em Salvador, Região Metropolitana e duas cidades do interior da Bahia, na manhã desta quinta-feira (18), durante uma operação deflagrada pelo Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), para reprimir fraudes cometidas mediante negociações de vendas de imóveis e veículos.

De acordo com o diretor do DCCP, delegado Arthur Gallas, os crimes cometidos por diversos grupos de estelionatários, através de sites de compras e redes sociais, somam um prejuízo de mais de R$ 860 mil e 165 vítimas já foram identificadas. “Os criminosos atraíam as pessoas, com ofertas de vantagens inexistentes. Após receber o pagamento, os estelionatários fugiam de suas responsabilidades, cortando também a comunicação com os clientes”, detalhou.

As investigações foram desenvolvidas conjuntamente em diversas unidades da Polícia Civil, entre elas, Delegacia do Consumidor (Decon), DCCP sede e Delegacia de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Dreof). Também participam da Operação, os Departamentos de Inteligência Policial (DIP), de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e de Polícia Metropolitana (Depom).