Mutirão de limpeza reúne 150 voluntários em praia de Ilhéus
Tempo de leitura: 2 minutos

O Grupo Amigos da Praia (GAP) e outras instituições do terceiro setor colocaram Ilhéus no mapa do Dia Mundial da Limpeza, celebrado no último sábado (17), com um mutirão na Praia do Sul, de onde 150 voluntários retiraram 437 quilos de resíduos sólidos. A ação se concentrou no trecho próximo à Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).

Também participaram da iniciativa voluntários do Colégio da Polícia Militar; FG Soluções Ambientais; grupamento de bombeiros civis do Aeroporto de Ilhéus; Lions Pontal; Lions Norte; Mucambo; Faculdade de Ilhéus; Associação Frei Vantuy; e das ONGs Planeta dos Bichos e Amigos Solidários.

A programação incluiu roda de conversa sobre as etapas da coleta de resíduos e homenagem aos voluntários que trabalharam na ajuda humanitária às vítimas das enchentes de 2021, além da entrega de coletes e certificados e da apresentação dos resultados dos projetos do GAP nos últimos meses.

CONSERVAÇÃO

Jurema Cintra, ao centro, fala a voluntários de mutirão

A advogada e voluntária do GAP, Jurema Cintra, explica que o lixo é um grande problema para a saúde da fauna e flora marinhas. Segundo ela, as consequências da poluição também afetam a vida humana.

– Ilhéus tem o maior litoral da Bahia. Precisamos conservar esse ecossistema, ajudando na limpeza das praias, a fim de evitar que os resíduos, sobretudo o lixo plástico, entrem na cadeia alimentar dos peixes e crustáceos que são utilizados pelas pessoas para o preparo de diversos pratos – alerta a ativista.

As ações do Grupo Amigos da Praia vão além do cuidado com o patrimônio natural de Ilhéus. A instituição também toca o GAP Surf, que iniciam crianças de escolas públicas no esporte; o Selo GAP de Sustentabilidade; e a Central do Voluntariado, que fornece assessoria jurídica, administrativa e contábil para fortalecer as instituições comunitárias e Organizações Não Governamentais (ONG).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *