Posse de Rita Santana na ALI será neste sábado (24)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Academia de Letras de Ilhéus (ALI) dá posse à escritora, jornalista e atriz Rita Santana, neste sábado (24), às 19h, em solenidade na sede da instituição, no Centro Histórico. Ela assumirá a cadeira 37, que pertenceu ao jurista Mário Albiani, falecido em julho de 2021.

Ilheense, Rita afirmou que recebeu com imensa alegria a indicação para a ALI. “Sinto que é o momento de retribuir a Ilhéus tudo que aprendi e vivi. A dimensão do afeto que tenho recebido é imensurável”, declarou.

UMA ARTISTA DE PALCOS, TELAS E LETRAS

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e pós-graduada em História Social e Cultural Afro-brasileira, Rita Verônica Franco de Santana, 53, tem longo percurso no mundo das artes.

No início da década de 1990, foi uma das fundadoras do grupo Caras e Máscaras, de Ilhéus. Teve papel de destaque na peça infantil Pluft, o fantasminha, de Maria Clara Machado, e integrou o elenco da adaptação teatral de Dona Flor e seus Dois Maridos, obra de Jorge Amado adaptada pelo diretor Fernando Guerreiro. Também atuou na novela Renascer, da Rede Globo, e no filme Tieta do Agreste, de Cacá Diegues.

Vencedora do Prêmio Braskem de Cultura e Arte na seção de literatura, em 2004, Rita Santana ganhou a publicação do seu primeiro livro de contos, Tramela. Também é autora de Alforrias (2012) e Cortesianas (2019).

A atriz, escritora e jornalista colaborou com o Diário da Tarde, de Ilhéus, e no suplemento cultural d´A Tarde, de Salvador. Na Uesc, fez parte da coordenação do projeto Universidade em Verso. Recentemente, foi a poeta escolhida para representar o Brasil no Festival Internacional de Literatura de Buenos Aires.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.