Estudantes de Itajuípe aprendem técnicas de vídeo em oficina
Tempo de leitura: < 1 minuto

Estudantes sul-baianos têm a oportunidade de imergir no universo da Sétima Arte com a Mostra Cineclubista Cultural Território Litoral Sul – Cinema Negro em Foco, realizada pelo Cineclube Mocamba. As atividades envolvem o Colégio Polivalente de Itajuípe e os Colégios Modelo de Itabuna e Ilhéus. Além das sessões cineclubistas, os alunos fazem oficinas de formação em audiovisual.

O Polivalente abriu os trabalhos da Mostra, no dia 1º de novembro, com a exibição de oito filmes. Após a sessão, os alunos discutiram assuntos abordados nas produções. O documentário Corpos Cabaça, de estudantes da área de Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA), suscitou discussão sobre saúde íntima, quando algumas adolescentes do Colégio relataram que nunca receberam atendimento ginecológico. Essa realidade levou a direção da escola a promover atividades pedagógicas voltadas para a saúde feminina.

Para o produtor cultural Sebáh Villas-Bôas, que ministrou a oficina de audiovisual, muitos jovens têm talento, mas não são estimulados a desenvolver suas habilidades artísticas. Ele citou o exemplo de Pedro Jorge, estudante de Ciências Sociais da Uesc, que despertou seu interesse pelo cinema numa atividade de formação do Cineclube Mocamba, em 2016, e hoje integra a equipe de organização da Mostra Cinema Negro em Foco e exibiu seu primeiro documentário, Tribos Urbanas, para os estudantes de Itajuípe.

A programação do evento será retomada no Colégio Modelo de Ilhéus, amanhã (8) e quarta-feira (8), com novas sessões cineclubistas e oficinas. Na próxima semana, será a vez dos estudantes do Colégio Modelo de Itabuna. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *