Registro do temporal que atingiu Itabuna nesta terça-feira (15)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quarta-feira (16), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de chuvas intensas para Itabuna e todo o sul da Bahia, além das regiões centro-sul, oeste e do Vale do São Francisco.

De acordo com o site Climatempo, o índice pluviométrico de Itabuna deve ultrapassar a marca de 12 milímetros em 24h, o que equivale ao acúmulo médio de 12 litros de água por metro quadrado. O temporal deu uma trégua na cidade, mas o tempo continua fechado.

“As chuvas são oriundas da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZACS), que trazem muita umidade para a nossa região. É possível [que tenhamos] mais chuvas por conta dessa instabilidade”, explicou o coordenador local da Defesa Civil, Kaique Brito. O fenômeno meteorológico é o mesmo que atingiu a Bahia e outros estados no final de 2021.

Situações de risco ou emergência devem ser comunicadas à Defesa Civil pelo telefone (73) 9 8117-4490 (WhatsApp). Desde o início do temporal, nesta terça-feira (15), o órgão recebeu 59 chamados, a maioria (80%) reportando alagamentos ou transbordamento de canais. Também houve registro de quedas de árvores e de muros.

De acordo com a Prefeitura de Itabuna, a Superintendência de Serviços Públicos mobilizou 160 homens para as áreas mais críticas da cidade. As equipes atuaram nos bairros Pedro Jerônimo, Santo Antonio, Urbis IV, Sarinha Alcântara, Vila Anália, Gegeu Gomes, São Pedro, Novo São Caetano, Califórnia, Novo São Caetano, Jaçanã, Novo Jaçanã e centro da cidade.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *