Rio Salgado transborda e provoca alagamentos no sul da Bahia || Foto José Nilton Calazans
Tempo de leitura: 2 minutos

As chuvas que caem no sul da Bahia provocaram alagamentos de ruas em Ibicaraí e Floresta Azul. De acordo com relatos de moradores, o nível do Rio Salgado subiu muito nas últimas horas e deixou famílias de áreas ribeirinhas desabrigadas. Muitas pessoas tiveram que deixar o local onde moram às pressas na manhã deste domingo (27).

Em Floresta Azul, vídeos nas redes sociais mostram que a água atingiu o recém-inaugurado Colégio Estadual de Tempo Integral Fred Gedeon, e também deixou várias famílias desabrigadas. Em Itabuna, na noite de sábado (26), houve pontos de alagamentos em bairros como Novo Jaçanã, São Caetano, Maria Pinheiro, São Pedro, Jaçanã, Núcleo Habitacional da Ceplac e Pedro Jerônimo.

Rio Salgado transborda em Floresta Azul e Ibicaraí || Foto José Nilton Calazans

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas e ventos fortes persistirão até, pelo menos, esta terça-feira (29). Segundo o Inmet, o temporal é causado por um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que está associada a uma sequência de dias chuvosos e costuma provocar grandes volumes.

As ZCAS, por vezes, ocasionam grandes impactos, como alagamentos, transbordamentos de rios e córregos e deslizamentos de terra, resultando em enormes prejuízos à população nas áreas atingidas, conforme explicação do Inmet. A previsão também indica que os primeiros dias de dezembro serão de chuva no sul e extremo-sul da Bahia.

ALMADA

Municípios banhados pelo Almada, a exemplo de Coaraci, Itajuípe e parte de Ilhéus, começam a notar elevação de até dois metros no nível do rio responsável por abastecer cerca de 70% da população itabunense com água potável. A chuva que cai fortemente na região de Coaraci e Itapitanga destruiu um acesso erguido desde quando as chuvas de dezembro de 2021 levaram a ponte de ligação entre os dois municípios.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *