Serviço é tocado em parceria com o HCor
Tempo de leitura: < 1 minuto

Pacientes da UTI I do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, passaram a ter seus casos analisados, remotamente, no Programa de Telemedicina em UTI. O serviço, que está em fase de experiência na unidade, permite que casos complexos sejam examinados por equipes médicas de outros lugares, além dos médicos do próprio Hospital.

O projeto-piloto do serviço é liderado pelo Hospital do Coração de São Paulo. O Ministério da Saúde leva o programa às unidades hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) e aprovou a adesão do Hospital de Base.

De segunda a sexta-feira, durante uma hora, as equipes dos dois hospitais trocam informações sobre sobre exames, condutas, tratamentos, cuidados e terapêutica, para lidar com a realidade de cada paciente.

“Isso vai permitir a produção diária e mensal de indicadores, através de uma plataforma disponibilizada pelo HCor, como taxa de mortalidade, tempo de permanência, infecções, entre outros, para um diagnóstico mais preciso das características dos pacientes e a sua melhoria contínua”, explicou o médico José Américo, coordenador da UTI I e responsável pelo projeto no Base.

De acordo com o enfermeiro e consultor do HCor, Américo Júnior, o Programa de Telemedicina em UTI é, principalmente, educacional.  “Fornece suporte técnico de médicos, fisioterapeutas e enfermeiros especialistas em terapia intensiva, através de uma plataforma de educação a distância”, acrescentou.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *