Ricô faz show de pré-lançamento do disco, hoje, em Ilhéus
Tempo de leitura: 2 minutos

Logo mais, o músico Ricardo Santana fará o pré-lançamento de C’est la vida, primeiro álbum solo do baixista d’OQuadro. A apresentação será a partir das 22h, no Flow Burger Bar, na Avenida Soares Lopes, em Ilhéus. Ao PIMENTA, Ricô antecipou um pouco do que será apresentado hoje (16).

Tidê e Amérikkka estão no repertório desta noite. O nome da primeira música brinca com a flexão do verbo dar, comum em frases do léxico religioso. Segundo Ricô, em uma conversa com o amigo e historiador Wilfredo Lessa, ouviu que suas composições são atravessadas pelo tema da espiritualidade, mas sem cair na armadilha dos clichês.

A afirmação de Wilfredo, a quem Ricô chama de guru, pode ser demonstrada em músicas como Fogos de artifício para o precipício à vista, de OQuadro, disco homônimo da banda. “Foi a primeira composição que tive coragem de cantar”, disse Ricô.

O diálogo com a espiritualidade também é um elemento marcante da parceria de Ricô com Rafa Dias (Àttoxxá) no álbum Ziminino, lançado nos Estados Unidos, em 2019, pelo selo International Black (INTL BLK), a exemplo da música Intermitência (confira o videoclipe).

Já em Amérikkka, uma das nove faixas de C’est la vida, a reflexão é sobre o tipo de relações que consagraremos no grande continente americano. “Que tipo de América a gente deseja pra gente, com C ou três K?”, pergunta Ricô, opondo a perspectiva da integração continental à visão supremacista da Ku Klux Klan.

Morando há um ano e meio na França, o músico ilheense disse ao PIMENTA que o álbum solo começou a ganhar forma nos primeiros anos da pandemia, quando intensificou o trabalho de composição. “Fui encontrando um mote, uma história que precisava ser contada, uma estética de som, [como se dissesse]: isso aí sou eu mesmo. Tem muita coisa de misturar idiomas, ritmos, frequências e estéticas, tentar fazer esse cruzamento de nacionalidades, etnias”.

Jonas Amorim, filho de brasileiros nascido na França, é primo do músico ilheense e coproduziu C’est la vida. O disco ainda não tem data de lançamento, mas está pronto. “Já tem clipe. Tudo no esquema. Só falta definir as estratégias [de distribuição]”, assegura Ricô.

Quem quiser vislumbrar o que está por vir tem que correr para comprar os ingressos da apresentação desta noite. São limitados e estão à venda na livraria Badauê (Praça Rui Barbosa) e pelo perfil do Flow no Instagram. No palco, além de Ricô, Victor Santana, DJ Mangaio e Zezo Maltez. A abertura da noite ficará por conta dos DJs Nah Araújo e Múcio Caló.

Uma resposta

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *