Jerônimo e Adolfo durante a reunião desta segunda (26)
Tempo de leitura: 2 minutos

O governador em exercício Adolfo Menezes (PSD) determinou, nesta segunda-feira (26), a mobilização de secretarias e demais órgãos do Estado para as ações que visam reduzir os impactos das fortes chuvas em diversas regiões baianas. Em Jequié, onde o Rio Jequiezinho transbordou (veja aqui), o Governo da Bahia iniciou montagem de comitê de crise para reforçar o trabalho do Corpo de Bombeiros, que já atua para dar socorro às pessoas desabrigadas e desalojadas pela enchente.

Alagamento no Centro de Jequié

As ações de emergência foram assunto de reunião de Adolfo Menezes com o governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT), além do governador Rui Costa (PT), que está afastado do cargo, mas participou via chamada de vídeo.

Após a reunião de hoje, Jerônimo se solidarizou com as famílias afetadas pelas chuvas em Jequié e região. “Hoje, a Bahia inteira e o Brasil viram Jequié nas manchetes dos jornais e isso deixa a gente bastante triste. Cabe a gente fazer o papel nosso enquanto governo federal, governo do estado, governo municipal, para que a gente possa evitar que outras tragédias possam acontecer nos próximos dias”, declarou.

De acordo com o governador eleito, as ações prioritárias são para garantir a vida da população que habita áreas de risco. Depois, segundo ele, será necessário encontrar soluções permanentes para os danos causados pelas chuvas.

“Quero garantir ao povo de Jequié e do Médio Rio de Contas que nós vamos ter  que sentar, debruçar, tanto com a Chesf como com os prefeitos dos municípios e vermos quais as saídas sustentáveis. É o terceiro ano consecutivo [de inundações]”, acrescentou Jerônimo, citando a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, responsável pelas barragens da Usina da Pedra, em Jequié, e do Funil, entre Ubatã e Gongoji.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *