PRF preso homem por importunação sexual || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prenderam um homem de 38 anos por importunação sexual no interior de um ônibus. A prisão ocorreu na BR-101, em Eunápolis, no extremo-sul da Bahia, na tarde desta quarta-feira (4). O detido em flagrante foi acusado de se masturbar na frente de uma passageira.

A mulher relatou aos policiais que o homem passou a se masturbar na sua frente. Disse que não conhecia o acusado e entrou em choque ao presenciar a cena constrangedora. A vítima da importunação sexual informou ainda que entrou em desespero e pediu socorro.

Acionados, os policiais prenderam o importunador em flagrante. Ele a vítima foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil, em Eunápolis, onde a queixa foi registrada.

A Polícia Rodoviária Federal destaca que é importante haver denúncia para combate desse crime com mais com mais rigor. A pena para a importunação sexual vai de um a cinco anos de prisão, se não caracterizar um crime de maior gravidade.


O QUE É IMPORTUNAÇÃO SEXUAL?

Uma “passada de mão”, uma “encoxada” ou aquela “cantada ofensiva” dentro do ônibus, sem o consentimento da vítima: todas essas ações são exemplos de importunação sexual.

Ao identificar que está sendo vítima, não se cale! Não deixe a importunação continuar! Ameace o criminoso de denúncia, faça com que outras pessoas vejam o que está acontecendo e avise que elas servirão de testemunhas. Além disso,  peça ao cobrador ou ao motorista que pare na unidade operacional da PRF mais próxima.

Caso não consiga agir de acordo com item anterior, tente sinalizar discretamente a uma pessoa próxima o que está acontecendo, informando que a situação incorre em crime de importunação sexual e que o veículo precisa parar na unidade operacional da PRF. E peça também que seja sua testemunha do fato. A vítima pode ainda ligar para a PRF pelo 191 .

Quem testemunha uma cena de importunação sexual deve intervir junto à vítima informando que ela está sofrendo um crime e prontamente tentar repeli-lo, se for possível. Prontificar-se como testemunha do fato é importante para dar um suporte à vítima desse tipo de crime, pois muitas vezes elas voltam atrás por ser um crime invasor da intimidade.

Quando o veículo parar numa unidade operacional da PRF ou quando for abordado, informe aos policiais quais foram os fatos que ensejaram a importunação sexual, as ações realizadas pelo autor, apresente as testemunhas e o autor do crime.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *