Secretaria de Saúde promove mutirões contra o mosquito às sextas-feiras
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Itabuna atua em diferentes frentes no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Hoje (19), agentes de combate a endemias fizeram ação educativa no Jardim do Ó, no Centro, para divulgar os mutirões feitos às sextas-feiras nos bairros.

Nesta sexta (20), 172 agentes vão trabalhar no mutirão no Alto Maron e nos bairros de Fátima, Califórnia e Nova Califórnia, Nas visitas, os servidores orientam os moradores sobre a necessidade de eliminar recipientes que podem virar criadouros do mosquito, como os que deixam água parada. Também pedem a ajuda da população para fiscalizar imóveis com possíveis focos do mosquito.

“As famílias são nossas maiores parceiras no combate ao Aedes. Por isso, é importante que o morador receba bem os profissionais de saúde e permita que fiscalizem quintais e dependências do domicílio, para que possíveis focos do mosquito sejam tratados”, conclamou a chefe do Programa de Endemias no município, Lucimar Santos Ribeiro.

A gestora acrescenta que os casos sintomáticos de dengue ou de outras arboviroses devem ser reportados à unidade de saúde do bairro onde o paciente mora. Segundo Lucimar, além de garantir atendimento médico à população, as notificações geram informações relevantes para o controle de casos e de focos do mosquito pelo Departamento de Vigilância à Saúde. “Com base nesses dados, direcionamos ações específicas que resultam no combate ao transmissor das arboviroses, evitando possível epidemia no município”, concluiu.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.