Reidnei e Jéssica: viúva relembra batalha do marido contra o câncer
Tempo de leitura: 4 minutos

Thiago Dias

Uma dor de cabeça forte e recorrente levou Reidnei ao pronto-socorro do Hospital São José, em Ilhéus. Quando respirava fundo, também sentia dores no tórax. Corria o mês de fevereiro de 2021. Aos primeiros sintomas, somou-se o cansaço, e o jovem voltou ao Hospital, onde foi novamente medicado. No entanto, as dores e o desconforto não demoraram a voltar. Ele buscou atendimento na Coci e, após fazer exames de sangue e raio-x, foi encaminhado a um hematologista, médico especialista em identificar e tratar doenças no sangue.

Foi então que, em abril de 2021, Reidnei Sacramento Santos dos Santos recebeu diagnóstico de leucemia, câncer que ataca o tecido sanguíneo. Começava ali a corrida do jovem trabalhador para iniciar o tratamento da doença e tentar recuperar os dois meses perdidos desde o aparecimento dos sintomas.

A primeira parada foi em Salvador. Loro, apelido de Reidnei, chegou a se internar em um hospital, mas, sem confirmação de uma data para início do tratamento, decidiu pedir alta para tentar ajuda em São Paulo, onde sua esposa, Jéssica Lima dos Santos, tem familiares que os acolheram. Hospedaram-se na casa de uma tia de Jéssica, em São Lourenço da Serra, a menos de 50km da capital paulista. Na cidade, receberam auxílio do vereador Almir Nunes para que Loro fosse atendido no Hospital das Clínicas, em São Paulo. “Quatro dias depois, ele iniciou a quimioterapia [no Instituto do Câncer]”, relembrou Jéssica, em conversa com o PIMENTA, nesta segunda-feira (23).

Jéssica e Reidnei se conheceram em 2018, na zona norte de Ilhéus. Já eram amigos quando começaram a namorar e, pouco depois, a morar juntos. Para acompanhá-lo na viagem, ela deixou o emprego de operadora de caixa de supermercado. O tratamento surtiu efeito e eliminou as células cancerígenas de Loro, abrindo caminho para o transplante de medula óssea.

Ainda em São Paulo, os jovens ilheenses decidiram se casar e assim o fizeram, no dia 17 de agosto de 2022, um mês antes do transplante. Mas, os resultados dos exames de preparação para o procedimento mostraram que o câncer tinha voltado – e de forma avassaladora.  Isso impediu Loro de receber a doação de medula de seu irmão mais novo, Edvan.

Para tentar conter a doença, Loro fez novas sessões de quimioterapia, que, dessa vez, não causaram a remissão do câncer. “Foi quando tudo começou a piorar”, recordou Jéssica, referindo-se ao momento em que a equipe médica a desenganou sobre a possibilidade de recuperação de seu marido e iniciou os cuidados paliativos, técnicas para diminuir o sofrimento de pacientes em estado terminal.

Reidnei (sentado no banquinho à direita) e a galera do Baba do Sete || Foto Arquivo Pessoal

A constatação foi comunicada à jovem em uma conversa reservada, sem a presença de Loro. Intuitivamente, ele notou que médicos e esposa tentavam poupá-lo da notícia aterradora. Foi difícil para Jéssica. “Tentei ao máximo não falar com ele, mas, me colocando no lugar dele, eu também ia querer saber pela boca dele. Aí contei”, justificou. Perguntamos qual foi a reação de Reidnei. “Ele se manteve firme, cheio de fé em Deus”, respondeu Jéssica. Ela e o marido voltaram a seguir o Evangelho em São Paulo.

Loro faleceu às 17h deste domingo (22), aos 25 anos, no Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira. “Ele morreu em Cristo. Ele estava com fé, pedindo muito a Deus [pela vida], mas pedindo que fosse feita a vontade de Deus. Morreu sabendo da situação dele, da doença, mas também morreu em Cristo, aceitando a vontade de Deus”, afirmou Jéssica, como se tentasse aplacar a própria dor enunciando a resignação do companheiro.

DESPEDIDA

Quando soube da morte do amigo, Ademário Souza, 36, iniciou campanha para arrecadar o dinheiro do translado do corpo para Ilhéus. A meta foi atingida em menos de 24h, na manhã de ontem (23), e o corpo já está em trânsito. As doações, que chegaram a R$ 12 mil, também foram suficientes para que Jéssica volte à cidade de avião, na manhã desta terça-feira (24). Ela chegará a tempo de participar do velório, a partir das 14h, na Assembleia de Deus, no Savoia, perto da loja dos Supermercados Meira. O sepultamento está marcado para as 10h desta quarta-feira (25), no Cemitério do Basílio.

“Nunca vi um negócio desse, foi relâmpago”, disse Ademário ao PIMENTA, ressaltando a velocidade das doações para o translado do corpo, o que atribui ao carinho por Loro. “Era uma pessoa sensacional. Eu me vejo nele. Um cara humilde, trabalhador, bom marido, bom filho, bom amigo, bom irmão, porque eu o considero como irmão, um cara do bem, sem maldade”, descreveu.

Foi Ademário quem recomendou o amigo para uma vaga de emprego na APK, transportadora onde trabalharam juntos. À noite, depois da jornada no emprego formal, Loro dobrava o expediente como motoboy. Apaixonado pelo Flamengo, adorava jogar futebol com os amigos do Baba do Sete. “Era um volante nato”, resumiu Ademário. “Marcava como João Gomes e atacava como Gerson”, acrescentou, ao ser questionado se Loro estava no nível dos meio-campistas rubro-negros que comeram a bola nos últimos anos. Sem entrar no mérito da avaliação generosa do amigo, o Baba do Sete foi desfalcado para sempre.

35 respostas

  1. Obrigado Pimenta, por conta a história do nosso amigo e irmão Reidnei ( Loro). Dessa forma todos ficaram sabendo a pessoa que perdermos, um menino de ouro !!!

    Obrigado!!!!!

  2. tive o prazer de conhecê-lo e me tornar amigo e colega de trabalho pra resumir a pessoa que ele era humano e companheiro nunca vir ele triste sempre feliz e fazendo agente sorrir muito com suas brincadeiras.

  3. Loro era uma pessoa espetacular e perdemos um sorriso espontâneo, morreu em Cristo e estará sorrindo ao lado dos anjos celestiais.

    1. Tive o prazer de conhecer loro ainda menino cara de um enorme coração e sempre feliz com a vida.
      Que Deus venha confortar os corações de todos os familiares e amigos ??

  4. É meu amor você se foi tão cedo,mais Deus sabe de todas as coisas?,sua luta não foi fácil, você foi um guerreiro,lutou até o fim,mais Deus te quis perto Dele, ficarão as lembranças em nossos corações da pessoa adorável que você foi, não terei mais o seu:Bom Dia tia❤️sempre acompanhado desse coraçãozinho ,a dor é imensa???.Descanse em paz.

  5. O tempo que Loro e Jessica passaram aqui em São Lourenço da Serra foo um presente de luz, amor, determinaçao e tantas coisas boas, como o casamento deles, recuperaçao do cancer por algum tempo e de triste momentos ..como a volta do cancer. Mas ele sempre dava um jeito de vier e sorrir. So tenho a agradecer

  6. Bom dia a TDS é inacreditável
    Mais temos que nos conformar com tamanha perda
    Nosso amigo querido menino de ouro nós deixou a saudade será eterna
    As lembranças são as melhores
    Cara ele era o ser de luz
    O melhor amigo da Mãe dona Sid
    E sim apaixonado por sua viúva
    Pelos manos e amigos ele era muito dado sempre se dispôs a ajudar
    Muito sonhador
    Ele quis tudo certinho
    ele era homem filho neto tio irmão e amigo a moda antigo
    Zeloso demais com os seus
    Saudoso loro jamais esqueceremos vc menino Reidnei
    A família Sete ; Iguape estão enlutados por vc
    Deus meu pedido é
    leve ele pra ti senhor e dê colo pois ele por onde passou foi muito tudo
    Alegre humilde batalhador respeitoso
    Reidnei loro saudades eterna perda irreparável

  7. Realmente tive o prazer de conhecê-lo e um por um breve tempo conviver com ele e testemunhar toda essa alegria que Deus possa conforta seus familiares

  8. Nossa passou um filme na mente ao ler. Loro era um menino de ouro, amigo, companheiro, extrovertido, sempre alegre, ele contagiava a todos por onde chegava… A zona norte está de Luto, perdemos um amigo de verdade!
    Deus conforte a todos nós e Que nosso amigo descanse em paz ao lado de nosso Pai celestial!

  9. Um pesssoa incrível, cara do bem, conhecia desde de infância um grande amigo, já trabalhei e joguei bola junto com ele, uma perda muito grande, q Deus conforte os nossos corações e de toda a família ??

  10. Lorinho era só coisas boas , nada de defeitos, só qualidades maravilhosas , crescemos juntos, tomando banho de rio com a turminha do sete, dói muito saber que não iremos mais vê, aquele sorriso escancarado e as danças que era a marca registrada, va em paz meu amigo e muito obrigado Lorinho por você ter sido quem você foi , ótimo filho , esposo , amigo e irmão! Saudades será eterna ! Gratidão a Deus por ter colocado você em nossas vidas ! ???

  11. Sem palavras para descrever reidinei,nosso querido (loro).
    Um cara incrível, de coração enorme ,que agora descansa nos braços de Cristo.
    Sempre será lembrado, eterno loro??

  12. Loro o dançarino, menino alegre que por onde passava contagiava com sua alegria, cara muito humilde e atencioso. Estava sempre disposto a ajudar as pessoas
    Eterna saudades meu amigo, nunca esquecerei nossas resenhas e momentos alegres que passamos juntos.

  13. Pouco tempo q nós conhecemos
    O Louro é uma ótima referência
    Como um ótimo ser Humano
    Creio em dias melhores pq eu cheguei a conhecer essa excelente pessoa
    Forte abraço amigo…
    Saudades eternas.

  14. Bom dia! conhece ele muito pouco mais percebi que era um rapaz de um coração ❤️ enorme que Deus receba ? ele de braços abertos ?

  15. Tive a oportunidade de conhecê-lo quando ainda ela criança. Seu pai fazia pequenos trabalhos de construção em minha casa, e ele sempre aparecia por lá. Sempre foi um menino do bem, muito atencioso, prestativo e obediente, todas as pessoas tinham muito carinho por ele. Acredito que é e será uma grande falta para os familiares e amigos. Mas Deus sabe o que faz, que você Louro tenha paz ao lado do Senhor, pois aqui você conseguiu conquistar nossos corações saudades meu pequeno amigo.

  16. * Parabéns, Pimenta Blog, pelo espaço cedido para relatar com palavras, cirurgicamente, bem colocadas o suplício de Loro e família. Certamente, familiares, amigos e conhecidos guardarão, para sempre, a história de um homem que lutou bravamente pela vida terrena. Paz profunda!

  17. Nossa,sem palavras para comentar desse cara incrível, tive o prazer de conhecer ele ainda um menino , e hj nos despedimos com grande dor no peito ,Deus sabe de tudo que ele venha a confortar sua mãe Sid e sua esposa Jéssica e aos amigos que ele fez no período que ficou aqui na terra.
    Os meus sentimentos a todos ??

  18. Meu querido primo, Lorinho menino de ouro,adorado por todos,pra ele não tinha tempo ruim,como vou sentir saudades de você meu primo, é uma dor inesplicavel,amarei eternamente meu menino loro.?????

  19. Ola bom dia a todos, eu tmb tive o previlegio de conhecer e conviver com Lorinho que sem sombra de dúvidas foi uma pessoa incrível como ser humano, um menino de ouro; eu acredito que palavras não podem descrever as inúmeras qualidades que Lorinho possuia, todos (as) que conheceram sabem muito bem disso. Para nóis só restará as boas lembranças dele que ficará para sempre em nossos corações.
    Mais aprove ao senhor o recolher para si em seus braços de Amor
    Descanse em paz Lorinho

  20. Nossa, parabéns ao jornal PIMENTA BLOG,pela oportunidade dada aos familiares e amigos de expressarem em público o quanto este jovem rapaz fora amado, querido por cada familiar e amigos.Parabenizo a todos pela iniciativa, dedicação e contribuição no translado, linda expressão de amor ao próximo. Um relato muito emocionante!!

  21. Que história….. Sem palavras, estara pra sempre na minha lembrança o menino alegre, brincalhão ,dançarino e fominha de bola que conheci no ensino médio, que Deus te receba com os braços abertos para você descansar da grande batalha que enfrentou aqui na terra… Meus sentimentos a familia amigos e esposa …Que Deus dê o conforto a todos…

  22. É meu irmão um grande homem guerreiro,uma pessoa que nos deixou um exemplo de amor ,de fé,e perseverança,uma pessoa iluminada cheia da graça de Deus,que aprendi muito com esse casal lindo , verdadeiros amantes da vida ,mas o senhor Jesus escolhe sempre os especiais ,vai deixar muita saudades ,desejo de todo meu coração que Deus venha enviar o consolador sobre a vida de sua esposa Jéssica,sua mãe e toda família amigos ,que Deus continue nos abençoando e nos confortando amém ???

  23. Um grande amigo que infelizmente perdemos aqui na terra , as lembranças são da pessoa alegre e contagiante ,onde ele estava tinha alegria , atencioso, sempre fazia questão de ajudar a todos que precisasse ou não de sua ajuda vai com Deus lorinho que Deus nos conforte porque sua partida está sendo difícil pra todos!

  24. Não o conhecir mais vivir a história dele atráves do irmão dele Reinan que foi meu colega de trabalho e através de Igor amigo pessoal dele que sempre enaltecia a pessoa que era,na verdade estava trabalhando com reinan quando tudo aconteceu e daí foi uma saga todos os dias agente passava mensagem positiva e de uma certa forma achei que ele iria conseguir mais deus sabe de todas as coisas , pessoas boas dura pouco nesse mundo louco ? essa reportagem é de partir o coração,que deus conforte a todos os amigos e familiares nesse momento tão difícil ?

  25. Boa noite a todos conhece ele na escola ele foi meu colega de sala ele sempre foi menino alegre brincalhão sempre feliz com coracao bom que Deus coloque ele em bom lugar e que Deus conforte coracao do familiares nesse momento tão triste.???

  26. Boa noite a todos conhece ele na escola ele foi meu colega de sala ele sempre foi menino alegre brincalhão sempre feliz com coracao bom que Deus coloque ele em bom lugar e que Deus conforte coracao do familiares nesse momento tão triste.???

  27. A vontade de Deus é que todos alcancem o arrependimento, e não a de morrer ou que Deus levou ele.
    Tiago 1:13 diz que Deus não pode ser provado por coisa ruim e nem prova ninguém.
    Mas uma coisa é certa, que Deus conforte os familiares. Perder alguém é algo ruim e como disse, algo ruim n provém de Deus, mas ele promete que quem crê em Cristo, vai ser ressuscitado.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *