Reparo exigiu 30h de trabalho ininterrupto, segundo Emasa
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) concluiu, nesta segunda-feira (6), o reparo da rede adutora de 550 milímetros que se rompeu na Rua Pernambuco, no Jardim Vitória, na madrugada de ontem (5). O conserto exigiu 30h de trabalho ininterrupto e a suspensão do abastecimento da cidade, que será retomado gradativamente.

A adutora é responsável por levar água da Estação de Tratamento de Água (ETA) do São Lourenço para o reservatório do Góes Calmon, que abastece parte do Centro, Mangabinha e Zildolândia e bairros das zonas sul e leste de Itabuna.

De acordo com o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, a recuperação da rede foi uma manobra complexa, pois o trecho tem poço de visita da rede de esgotamento sanitário, linha de cabos de fibra óptica e uma rede de gás da Bahiagás.

A regularização do abastecimento, explica, não pode ser feita de forma imediata, pois a Emasa opera com sistema de manobras. “Vamos retomar o abastecimento gradualmente. Processo demandará um pouco de tempo”, disse.

MAIS ÁGUA

O gerente técnico aponta investimentos em execução para acabar com as manobras e assegurar abastecimento regular com o Projeto Mais Água para a Cidade. Conforme explicação técnicas, o investimento de aproximadamente R$ 25 milhões eliminará as interrupções do fornecimento de água, com a ampliação do sistema.

A entrega da obra está prevista para 2024. “Com a conclusão do Projeto Mais Água para a Cidade, esse sistema de fornecimento de água intermitente será eliminado. As residências e estabelecimentos comerciais passarão a ser abastecidos em tempo curtíssimos”, assegurou João Bitencourt.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *