Estrutura montada para folia que não tomou conta da Soares Lopes || Foto Julio Gomes
Tempo de leitura: 3 minutos

Penso que em um município litorâneo, com destaque cultural e onde o turismo tenta ser atividade econômica relevante, a Prefeitura não tem o direito de deixar de fazer Carnaval.

Julio Gomes

2023 ficará marcado, para Ilhéus, como o ano do Carnaval que existiu sem nunca ter existido.

Explico o aparente paradoxo: não houve anúncio prévio de que haveria Carnaval em Ilhéus. Quando me refiro a divulgação prévia, não falo da publicação das atrações poucos dias antes do evento, mas de assegurar, meses antes, para a iniciativa privada, para as agências de turismo, para os órgãos oficiais de promoção ao turismo e para o Governo do Estado que haverá Carnaval e, quanto aos dois últimos, pedir com a devida antecedência o apoio para sua realização.

Porém, mesmo sem prévio aviso, vimos, às vésperas da festa, algumas alusões a algo que os gestores de nosso município chamaram de Carnaval Cultural, ressuscitando um nome que foi utilizado pelo ex-prefeito Jabes Ribeiro em suas gestões, com algum sucesso naquela ocasião, já que se fazia vários palcos temáticos e se contratava artistas regionais para animar a festa. Mas, desta vez, só o nome foi copiado, e tristemente mal copiado.

A chama do Carnaval, sem dúvida, continua viva no coração do povo de Ilhéus, e os diversos blocos que, valentemente, desfilaram deram prova disso. Porém, o Poder Público municipal, mais uma vez, não fez sua parte: não contratou atrações, não divulgou a festa, não manteve nenhum outro atrativo (como feira de turismo, parque de diversões ou outro qualquer) e deu continuidade à precária limpeza urbana que há muitos anos caracteriza nossa cidade até mesmo em suas áreas centrais.

É certo que alguns setores do serviço público municipal, como Sutram, Limpeza Urbana e Guarda Municipal, estiveram presentes nos eventos de rua, porém isso é o apoio para que o Carnaval ocorra, mas isso não realiza a festa, não faz o Carnaval em si.

Enquanto as poucas atividades carnavalescas começavam em Ilhéus em torno das 19h para se encerrar no máximo às 22h30, assistíamos pela TV e demais meios de imprensa o Carnaval – este, sim, com letra maiúscula – acontecendo de verdade em Itacaré e em Porto Seguro. E se estes dois municípios fazem, por que Ilhéus não faz?

Penso que em um município litorâneo, com destaque cultural e onde o turismo tenta ser atividade econômica relevante, a Prefeitura não tem o direito de deixar de fazer Carnaval, e um Carnaval que preste, com boas atrações, estrutura, segurança e bons resultados econômicos e sociais para todos.

Mas o que vimos? Blocos populares desfilando no peito e na raça enquanto o Poder Municipal dava de si o mínimo e sempre de forma desorganizada, algo simbolizado na estrutura montada para absolutamente nada em frente ao Cine Santa Clara, na Avenida Soares Lopes.

Se há redenção, ela é dos pouquíssimos servidores da limpeza urbana que, munidos apenas com vassouras e carros de mão, tentavam heroicamente retirar da Praça Castro Alves (da Irene), nesta Terça-Feira (21), a sujeira, as garrafas e o lixo ali acumulados desde domingo à noite, último dia em que houve festividades, pateticamente suspensa pelos gestores municipais sob a alegação de que fortes chuvas poderiam ocorrer. Mas, quem conhece mais a vida sabe que é apenas uma forma de fugir ao vexame público.

São tristes retratos do retumbante fracasso de nosso Carnaval, que pôde ser visto também ontem (20) à noite, quando milhares de pessoas vieram para a Avenida Soares Lopes e, decepcionadas, encontraram o que o atual governo municipal lhes preparou: nada, absolutamente nada!

O Carnaval 2023 só não foi pior do que aqueles que não foram feitos, como tantas vezes aconteceu devido ao descompromisso com o turismo e a renda de nossos gestores anteriores. Mas, entre os que aconteceram, foi, sem dúvida, o pior da história de Ilhéus.

Julio Cezar de Oliveira Gomes é graduado em História e em Direito pela Uesc.

36 respostas

  1. Certinho Julio
    Vai ficar na história! Mais não é ano de eleição né?
    A maioria dos prefeitos ficam economizando para o ano eleitoral, por isso precisamos de pessoas que fala a verdade igual a vc. Gostei de suas palavras.parabens.

    1. Ilhéus não tem nada a muito tempo entra prefeito e sai e tudo a mesma coisa o povo vai a ruas mais não tem nada o prefeito tá lá em Salvador curtindo e o povo que votou nele povo vamos pensar no próximo prefeito nós não merecemos isso todo ano e a mesma coisas e carnaval final de ano são João e tudo nada

  2. Parabéns Júlio pelo excelente texto. A gestão pública municipal de Ilhéus está morta, resta apenas aos cidadãos ilheenses fazerem o sepultamento e varrer de vez da história da cidade essa gestão maltrapilha e malfadada. Basta ver o estado em que se encontra a via de acesso ao Iguape, abandonada desde a Barra.
    Parafraseando Gregório de Matos:
    “Triste Vila de São Jorge, ó quão dessemelhante.
    Estás e estou do nosso antigo estado!
    Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhado,
    Rica te vi eu já, tu a mi abundante.
    A ti trocou-te a máquina mercante”

  3. Amigo Júlio, falou tudo. Mas tenho a acrescentar mais: lembro dos idos tempos da 2 de julho e dos belos carnavais dos anos 90. Pena que o gestor municipal não tenha uma visão futurista e do regaste das grandes festas popular de Ilhéus. Espanta o turista e envergonha o povo ilheense que ver nas pessoas a decepção por ter optado em passar carnaval em Ilhéus. Perder para Itacaré e Barra Grande é uma vergonha. Lembrando ao gestor que o povo pode dar o troco no ano eleitoral.

  4. Realmente um absurdo. Vergonhoso… a cidade cheia de turistas… Sem falar na sujeira que estava a AV. Soares Lopes, ontem, segunda-feira de Carnaval.

  5. Muita sujeira com 24 horas de festas as ruas sujas com muitas garrafas pelo chão pessimo prefeito ou melhor poderes públicosssssss

  6. Isso é uma vergonha pra nosaa cidade turistica o carnaval em ilhues faz muita falta aqueles blocos afros blocos de arrasto escolas de sambas e etc hj vc ver ilheus a muito tempo sem o carnaval por que isso seu prefeito o carnaval e nosaa origem

  7. Muito bem professor Julio pela colocação. Ilhéus é uma vergonha no cenário político, social e econômico em todos os aspectos. Não tem sorte com gestores políticos que só olham para seu próprio umbigo. Que tristeza!

  8. Na minha opinião, nem deveria ter Carnaval. Mediante os acontecimentos de desastres naturais,como em São Paulo, e a violência que sofremos. Sei que iria impactar na vida de muitos economicamente, mas penso de forma coletiva, como um bem comum a sociedade brasileira.

  9. Felizmente temos cidadãos como você que denunciam o descaso e o desinteresse total do atual governo municipal para com o carnaval de Ilhéus.
    Como foi citado, pescou o nome de carnaval cultural período dos governos de Jabes Ribeiro. Tbm um palco foi colocado na Pça São João Batista no Pontal que foi muito sub utilizado somente no sábado e hoje a noite último dia de carnaval.
    Uma pergunta: onde será que o prefeito e os secretários de turismo e cultura (se é que existem) passaram o carnaval? Presumo que na cidade eles não estão.

  10. Prezado Articulista, você fez uma análise séria e consistente da realidade ilheense. Espero que seu texto seja lido por muitos e sirva, então, para uma tomada de atitude por parte da comunidade, instituições e gestão municipal.

  11. Moro em Brasília, veraneio em Ilhéus há vinte anos, sempre achei que o poder público de Ilhéus, não se incomoda com o turismo, o turista nunca foi tratado com respeito, as praias do norte estão cheias de sargaço desde novembro de 2022, as areias estão imundas, já mudei minha rota de veraneio, eu e muita gente de Brasília e Goiânia

  12. Parabéns pelo texto Julio. Usando uma linguagem carnavalesca, é impressionante como o Governo Marão consegue tirar notas péssimas em todos os quesitos.

  13. Como era de se esperar do Prefeito e sua equipe uma baita treta, afinal alguém tinha que pagar pelo investimento em campanha da primeira dama esse alguém é óbvio que seria a população de Ilhéus que sofre com o descaso da incapacidade da prefeitura em administrar a nossa cidade, e mesmo assim seguimos com a frase do mesmo: “Nada resiste ao trabalho”. E aqui fica a minha pergunta a população de Ilhéus: Que resistência é essa que o Prefeito se refere? Pois quando há trabalho há um conjunto de benefícios para aqueles que são alcançados por ele e infelizmente não é isso que se ver na nossa cidade e zonas rurais.

  14. Já era de se esperar, o de um lixo se gestão e gestores que se dizem governar a cidade não fazem nada pela cidade, vc acha q iria fazer carnaval?? Só querem dinheiro e mais nada, essa ruma de desgovernante, só estão acabando com a cidade e a imagem da cidade. Uma vergonha.

  15. O prefeito além de deixar a cidade suja, cheios de buracos, as traças.

    Ele faz isso tudo para o povo pensar que a prefeitura está sem dinheiro, olha a própria prefeitura abandonada.

    Às praças de Ilhéus estão sendo vendida, tem gente lucrando muito, com os pontos comerciais.

    Cadê também os milhões que vieram para o Covid.

    Burro é o povo que vota errado, muitos ao troco de migalhas.

  16. Se o Carnaval aqui em ilhéus que era um dos melhores da Bahia acabou! Agradeça aos donos da avenida Soares Lopes que mandam e desmandam nela de dentro dos seus apartamentos.
    Aqui tinha muitas atrações antigamente, blocos como galera de ilhéus, nana banana, os que vinham de fora pra trazer alguma alegria e tbm pq não dinheiro pra cidade
    Mas os moradores da avenida s Lopes q acabaram com tudo isso. Aí agora ficam culpando os políticos, isso já é defeitos de muitas anos atrás.

  17. Carnaval e festas populares com o índice de violência que se encontra na cidade de Ilhéus deveria ser proibido mesmo. As pessoas já não saem pra se divertir e sim pra fazer o mal.

  18. Engraçado, na época do Sr. Jabes Ribeiro, havia muita oposição e Ministério Público; as empresas de ônibus ‘era’ do Jabes, espalhavam que era o maior ladrão e, no entanto, tínhamos as festas tradicionais. Hoje, Ilhéus está esquecida, suja e cadê os órgãos de controle e a oposição? Quanto o prefeito gastou para pintar o viaduto Catalão? Gastou muita grana, não construiu uma encosta e ninguém fiscaliza. Muito oportuna a matéria sobre o carnaval que não foi anunciado, porém, foi cancelado. Acorda, pessoas de bem e o MP.

  19. Não foi só em Ilhéus que foi uma decepção não, em Canavieiras todos ficaram decepcionado com a organização do carnaval.
    Conseguiram estragar o carnaval do porto, onde se toca marchinhas de carnaval, um patrimônio cultural da cidade.
    Pouquíssimas e fracas atrações, sem querer ofender ninguém que tocou por lá.
    No carnaval da avenida tinha apenas um trio elétrico, e centenas de paredões.

  20. Incrível a cegueira política em Ilhéus. A cidade não se moderniza em diversos aspectos. A falta de Carnaval é apenas mais um dado. Ilhéus deveria ser uma cidade turística. Mas como? Sem infraestrutura nenhuma?
    A cidade perde ao eleger “qualquer um que prometa asfalto”
    Minha gente, temos que tirar essa escória do poder e cobrar, cobrar e cobrar a prefeitura

  21. Parabéns pela reportagem, Ilhéus não cansa de passar vexame, a cidade regride a cada ano, quando cheguei não sabia se estava entrando em uma roça ou um cidade abandonada, cheio de galões abandonados, a entrada da cidade está mais feia que 20 anos atrás, parou no tempo! Buracos, praia sujas, ruas cheias de lixo, nem o coração da cidade que é Soares lopes escapa, cheio de lixo, asfalto horrível, poça de lama na avenidade inteira…. No réveillon a prefeitura nao queimou nem um tracker, carnaval não fez nada também, enfim passa ano e vem ano e cidae continua piorando e espantando o turismo.

  22. PARABENS MEU NOBRE DOUTOR E AMIGO JULIO REALMENTE VERDADE APESAR DE NAO TER PARTICIPADO EU ACOMPANHEI ATRAVES DA IMPRENSA CARNAVAL EU MIM LEMBRO ERA MENINO CARNAVAL SO COM O SAUDOSO HERVAL SOLEDADE HOJE ESSES POLITICOS QUEREM SE APARECEREM AS CUSTAS DO ELEITOR A CACA DE VOTOS SAO TODOS FARINHA DO MESMO SACO INTERESSEIROS

  23. Lamentável que se desperdice tempo para falar de algo tão sem importância. São inúmeras as necessidades proeminentes e urgentes das cidades baianas, que fatos como carnaval, nem deveriam ser objeto de nenhuma ação pública para que acontecesse. O desemprego, a falta de infraestrutura urbana das cidades, segurança pública precária, saúde pública precária, educação pública horrível, transporte público de péssima qualidade, falta de incentivo ao fomento industrial, comercial e agrícola, dentre muitas outras coisas… parece que vivemos a era do pleno emprego e que os serviços públicos são a oitava maravilha do planeta terra… vão procurar o que fazer e cobrar com veemência dos gestores públicos, ações que efetivamente mudem esta triste realidade.

  24. O problema do prefeito de Ilhéus é que ele só sabe tapar buraco e tá ótimo e povo aplaudindo de pé!!!

    Um prefeito que nada faz pelo turismo, nada faz pela cultura da cidade.

    Cultura morta e cada dia ele mata mais.
    Turismo uma vergonha para quem ainda aposta na cidade.

    Sobre o carnaval era de se esperar e não tem desculpa até porque existem várias formas de criarem um evento carnavalesco com patrocínio de empresas privada, pela própria secretaria da Bahia que espalhou outdoor falando que levaria carnaval para toda Bahia, menos Ilhéus.

  25. Creio que o turista nao vem aqui atrás de carnaval e sim de curtir a beleza de suas belas praias e história! Na realidade quem curte o carnaval é o povo daqui mesmo!

  26. Agora, em relação a cultura, eventos e outras tradições que Ilhéus tinha, infelizmente caiu no esquecimento! Festa do cacau, circo folias, projeto 6 e meia, etc…. Ilhéus já foi melhor do que hoje! Lamentavelmente Ilhéus está abandonada em vários aspectos!

  27. Realmente Júlio vc colocou o ponto nos iiis. A cidade em si está entregue a uma galera descompromissada com a qualidade e o padrão de vida necessário de acordo com sua história. Ilhéus é referência para toda a região e também para mundo. A cultura regional é uma das mais ricas do Brasil. Precisava muito não, apenas enaltecer personagens de família coronelescas ainda vivos , ja resolvia. E por aí vai …
    O que essa corja gosta é de “vender” os sonhos dos ilheenses.
    Espero que as pessoas de bem assumam o poder porque com a omissão dos bons o mal cresce.

  28. Bom dia, a todos de ilhéus não deixe que ninguém destrua o carnaval de ilhéus.
    Esse prefeito não está sendo um bom gestor para ilhéus, não venda seus votos para não sofrer depois, não deixe enganar por sexta básica ou come e bebes de graça vocês estão sendo comprado depois só ferro pra vocês.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *