Aneel mantém tarifa verde na conta de luz || Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil
Tempo de leitura: 2 minutos

O consumidor não pagará taxa extra sobre a conta de luz em março. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde para o próximo mês para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

A conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril de 2022. Segundo a Aneel, na ocasião a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios.

Caso houvesse a instituição das outras bandeiras, a conta de luz refletiria o reajuste de até 64% das bandeiras tarifárias aprovado em junho de 2022 pela Aneel. Segundo a agência, os aumentos refletiram a inflação e o maior custo das usinas termelétricas neste ano, decorrente do encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses.

BANDEIRAS

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Leia Mais

Vara do Trabalho em Ilhéus é a com melhor desempenho no TRT-5 || Foto Fabrício Ferrarez/TRT
Tempo de leitura: 3 minutos

A 3ª Vara do Trabalho de Ilhéus e a 1ª Vara do Trabalho de Salvador são as unidades de 1º Grau do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) que tiveram melhor desempenho no Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (Igest) em 2022. São  as únicas na Bahia a ocupar o ranking das 25% melhores Varas do Trabalho do país.

O relatório apontou ainda uma melhora no ranking de 64 unidades comparando dezembro de 2021 a dezembro do ano passado, isto significa uma melhoria em 72,7% das unidades do Regional. A ferramenta analisa as 1.587 Varas do Trabalho do país com base em cinco grupos de indicadores: acervo, celeridade, produtividade, taxa de congestionamento e força de trabalho. A 3ª Vara do Trabalho de Ilhéus é primeira colocada na Bahia.

A 3ª Vara do Trabalho de Ilhéus ocupa o 102º lugar nacional em 2022. Em dezembro de 2021 a Vara do Trabalho estava em 741º – um avanço de 639 posições ao longo de 2022. A juíza titular da unidade, Mônica Sapucaia, afirma que a melhoria é fruto de muito trabalho e dedicação da equipe. “É uma conquista coletiva. São várias mãos unidas em prol de um mesmo propósito. Fragmento essa conquista com os juízes auxiliares, Guilherme Vieira Nora e Patrícia Mayra Leo Damasceno, e com os servidores”.

Para a magistrada, cuidar do ambiente e das pessoas é fundamental para uma boa colheita. Outro fator que ela destaca é o uso das tecnologias, como a digitalização dos processos e o uso do Bussines Inteligence (BI), na busca pelos processos que estão impactando na performance da unidade. “A digitalização contribuiu para a implementação do teletrabalho, otimizando a rotina de trabalho na medida em que se permite o labor, fora da unidade, com eficiência, revertendo o tempo de deslocamento, por exemplo, em prol das atividades laborais”, afirma.

Outra boa prática adotada na unidade de Ilhéus é o exame prévio dos processos encaminhados aos cálculos, identificando quais as questões ainda são controvertidas para que possam ser definidos os parâmetros a serem adotados, inclusive com a possibilidade de designação de audiência para que as controvérsias possam ser dirimidas.

A 3ª VT de Ilhéus ainda busca realizar a formalização de convenção processual para que os advogados passem a receber as intimações, via Diário Oficial, em nome dos seus constituintes, aumentando a celeridade, uma vez que evita intimações por oficiais ou por cartas.

Leia Mais

Gerson e Magela divergem sobre responsabilidade do Governo em relação ao patrimônio de Ilhéus
Tempo de leitura: 2 minutos

O cacauicultor e fabricante de chocolate Gerson Marques afirmou, em vídeo publicado nesta sexta-feira (24), que prédios históricos e espaços culturais de Ilhéus foram abandonados pela gestão do prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD). Ele entrou no assunto ao se posicionar contra a entrega do prédio do antigo General Osório para a Polícia Militar.

– Eu fui um dos apoiadores do prefeito em sua primeira eleição [em 2016] e acreditava que as propostas dele contemplariam a recuperação do patrimônio histórico. Espero que o prefeito tenha um pouco mais de responsabilidade com o patrimônio histórico da cidade. O prefeito tem se caracterizado por um profundo desprezo à cultura. Os prédios históricos e espaços culturais da cidade estão todos abandonados – disparou.

Na declaração, também lembrou que apoiou o mandatário nas eleições de 2016, depois da qual viria a ocupar cargo de confiança no primeiro Governo Marão.

Para Gerson, o ex-aliado deu as costas ao rico patrimônio histórico de Ilhéus e citou como exemplos a Casa de Jorge Amado, a Concha Acústica, o General Osório e o Teatro Municipal.

“É de uma irresponsabilidade, de uma indelicadeza, de uma falta de sensibilidade com a cultura, com as artes, com um dos principais elementos da nossa vida, da vida social dessa cidade. Essa é a cidade de um dos maiores escritores do Brasil. Então, ter responsabilidade com a arte e com a cultura, aqui, é mais do que obrigação”, emendou, fazendo referência a Jorge Amado (1912-2001). Confira.

O QUE DIZ A PREFEITURA DE ILHÉUS

O PIMENTA entrou em contato com o secretário de Cultura de Ilhéus, Geraldo Magela, para obter posicionamento do Governo sobre as afirmações de Gerson Marques. Quando falou com a reportagem, Magela já havia assistido ao vídeo acima e se pôs a contestá-lo.

Conforme o secretário, Gerson omite a responsabilidade de gestões anteriores no que diz respeito à conservação do patrimônio público. “Ele não falou o que foi feito nos governos passados, que só pitaram [os prédios históricos]”.

Além disso, acrescentou Magela, o Governo Marão reformou o Teatro Municipal, a Casa de Jorge Amado, as esculturas do Cristo e da poetiza Sapho e o Obelisco ao Dois de Julho. Segundo o secretário, alguns equipamentos do Teatro não eram substituídos há mais de 30 anos. No entanto, sua reabertura ainda depende de testes do novo ar condicionado. A previsão é de que seja reaberto em março.

Já a Biblioteca Adonias Filho, ainda conhecida pelo nome do antigo Grupo Escolar General Osório, não será “militarizado” – expressão do secretário. Ele explicou que a Polícia Militar propôs que parte do prédio seja utilizada pela 68ª CIPM, responsável pelo policiamento do Centro. Contudo, disse que não há nada decidido sobre a proposta, que foi submetida ao Conselho de Cultura. O colegiado será consultado, mas não tem poder de veto.

Caso a PM venha a utilizar o prédio, assegura Magela, isso não inviabilizará a realização de atividades culturais naquele espaço, que também passaria a receber ações sociais da corporação. Outro destino possível para o patrimônio será transformá-lo em uma unidade da Escola Olodum, como as de Salvador. O próprio secretário considera essa segundo possibilidade remota, e a Secult oferecerá espaços alternativos ao grupo.

Ainda sobre o General Osório, Magela disse que o município não tem condições de arcar com uma reforma estruturante, orçada na casa dos milhões. O mesmo vale para o Palácio Paranaguá, antiga sede da Prefeitura. Nos dois casos, argumenta o secretário, Ilhéus precisa da ajuda dos governos Federal e do Estado.

Luanderson e Jéssica foram aprovados na USP
Tempo de leitura: 2 minutos

Os estudantes Luanderson Araújo e Jéssica dos Santos, que concluíram o ensino médio em escolas estaduais da Bahia, tiveram um início de ano especial. Eles foram aprovados na Universidade de São Paulo (USP), uma das cem melhores instituições de ensino do mundo, segundo o World Reputation Ranking 2022. Trata-se da única representante de toda a América Latina na lista feita pela Times Higher Education (THE) em novembro passado.

Jéssica ficou em terceiro lugar entre os candidatos ao curso de Gestão de Políticas Públicas. Já Luanderson foi o terceiro colocado para o curso de Direito, dos mais tradicionais do país, de onde saíram nomes como os dos ministros Fernando Haddad, da Fazenda, e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Formada no Colégio Thales de Azevedo, em Salvador, Jéssica tem 18 anos e afirma que dedicou-se arduamente aos estudos em 2022. “Foi um ano de muita dedicação, medos, incertezas e, ao mesmo tempo, tive muito apoio dos meus professores e familiares. Além disso, participei do projeto Enem 100%, que me ajudou muito na revisão de conteúdos”, disse, referindo-se ao programa de reforço escolar da Secretaria da Educação da Bahia (SEC).

A história de Jéssica também é a de um duro recomeço, pois ela perdeu a mãe, em 2021, para a Covid-19. Prestes a ser aprovada em Direito na Universidade Federal da Bahia (UFBA), a estudante está inclinada a seguir os estudos na Terra Natal.

DO DISTRITO DO PONTO À USP

Com apenas 17 anos, Luanderson Araújo é estudante prodigioso. No Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes, no distrito do Ponto, em Serra Preta, foi o líder da classe. Ele conta que também encontrou apoio e exemplo em casa. “Meus pais sempre foram o grande motivo para que eu me dedicasse [aos estudos] e a minha mãe é uma referência para mim, pois foi a primeira da família a concluir o Ensino Superior e, hoje, possui Licenciatura em Educação Física”.

Leia Mais

Aulão de dança será uma das atrações do Projeto "Estar Bem" no Jequitibá
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Projeto Estar Bem, promovido pelo Shopping Jequitibá, vai oferecer diversos serviços e atividades gratuitos à população de Itabuna e região, neste domingo (26), além da segunda (27) e terça-feiras (28). O projeto busca alertar os visitantes do Jequitibá para os cuidados com o corpo na promoção da saúde física e psíquica.

Quem visitar o Shopping nos dias do evento poderá aprender técnicas de primeiros socorros e de aferição da pressão arterial; a realizar teste glicêmico; e passar por exame de bioimpedância, que analisa a composição corporal. Também serão distribuídas amostras de suplementos alimentares e ofertados serviços de depilação de buço e design de sobrancelhas. Uma das atrações mais esperadas é o aulão de dança, a partir das 18h da próxima segunda (27).

São parceiros da iniciativa Drogaria Velanes, Faculdade Anhanguera, Odontoface, Faculdade Santo Agostinho, Depylaction, Smart Fit e Barra de Access. Os horários de cada atividade estão disponíveis nas redes sociais do Shopping Jequitibá.

Kombi incendiada era motorhome de família
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma Kombi foi completamente consumida pelo fogo, nesta sexta-feira (24), no Centro de Itacaré, no sul da Bahia. O veículo era de um casal de artesãos, que moravam nele com o filho. A família estava na Kombi quando as primeiras chamas surgiram e deixou a Kombi às pressas. Ninguém se feriu.

Veículo foi consumido pelas chamas

“Olha que loucura. O fogo tomou conta muito rápido. A gente tava nesse mercado, a gente ligou [a Kombi] e deu até aqui, o fogo tomou conta, a gente perdeu tudo. Só deu pra gente sair de dentro do carro. Graças a Deus, com a gente tá tudo bem”, diz a mulher, filmando o que restou do automóvel enquanto o companheiro tentava encontrar pertences ainda utilizáveis.

A família perdeu roupas, colchões, cobertores, brinquedos e outras coisas. A causa do incidente ainda é desconhecida. A Prefeitura de Itacaré recolheu a carcaça da Kombi.

Confira, abaixo, o vídeo em que a artesã relata o incêndio.

Homem resiste à prisão e morre em confronto com a Rondesp Sul
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem morreu em confronto com policiais militares, nesta sexta-feira (24), no Bairro Sinval Palmeira, em Itabuna. De acordo com a PM, ao ser abordado por equipe da Rondesp Sul numa casa da Rua Fontes Lima, Kaique Nascimento dos Santos resistiu à prisão e atirou contra os policiais, que revidaram.

Ferido no confronto, Kaique foi levado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, mas faleceu na unidade. Na casa onde ele estava, a Rondesp apreendeu uma arma de fogo. Com passagens pela Polícia e condenado por roubo, o criminoso era apontado como autor de furtos, assaltos e homicídios.

Vazamento foi causado por obstrução da rede, segundo Emasa
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) desobstruiu, nesta quinta-feira (23), trecho da rede de esgotamento sanitário na Rua João Teles, no Bairro Conceição, em Itabuna. A rede estava assoreada, causando extravasamento dos resíduos e prejudicando moradores, comerciantes e transeuntes.

Segundo o coordenador de Manutenção de Redes de Esgoto da Emasa, Ailson Sousa, a rede é muito antiga e profunda, o que dificultou a execução dos serviços. “Nosso pessoal teve bastante trabalho para efetivar o reparo dessa rede e eliminar o extravasamento do esgoto. Fizemos a substituição da manilha cerâmica por tubo de 150 milímetros ocre, que tem maior durabilidade e resistência”, explicou.

Ailson ressaltou que as constantes chuvas e o uso incorreto da rede de esgotamento sanitário, com o descarte irregular de resíduos sólidos, contribuem para o entupimento e o extravasamento das redes de esgoto. Ele enfatizou que materiais como óleo de cozinha e sólidos (fraldas descartáveis, absorventes, papel higiênico, etc.) não devem ser jogados no vaso sanitário.

Homem faleceu após acidente com trator em fazenda || Foto Radar News
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu, nesta quinta-feira (23), inquérito para investigar a morte de Leandro Pio Monteiro, de 33 anos. Ele morreu em acidente com trator enquanto trabalhava numa fazenda na zona rural de Belmonte, no sul da Bahia.

O acidente aconteceu na Fazenda São Geraldo, no distrito de Santa Maria Eterna, terça-feira passada (21). A vítima conduzia o trator pela propriedade e, ao passar por uma área inclinada, não conseguiu controlar o veículo, que capotou em uma ribanceira. A perícia constatou que o corpo apresentava escoriações e lesão na perna direita.

O MPT vai apurar as responsabilidades trabalhistas pelo acidente e reunir informações que identifiquem as circunstâncias que levaram à morte do trabalhador. O órgão aguardará o relatório de inspeção dos auditores-fiscais do trabalho da Gerência Regional do Trabalho.

Quando concluído, o inquérito poderá resultar na proposta de termo de ajuste de conduta ou em uma ação judicial, caso se confirmem os descumprimentos de normas de saúde e segurança do trabalho.

Operadoras são autorizadas a instalar 5G em mais 347 cidades brasileiras || Foto Tiago Ghizoni/DC
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, em reunião nesta quinta-feira (23), a instalação do sinal de internet 5G em mais 347 cidades brasileiras a partir da próxima segunda-feira (27). Os municípios estão distribuídos em 23 estados. Na Bahia, 17 cidades foram contempladas (veja lista no final do texto).

A decisão possibilita que as operadoras possam solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis. Até o momento, um total de 487 localidades obtiveram a liberação da autarquia.

As liberações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do leilão também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico.

Confira as cidades baianas contempladas pela nova leva de liberação do 5G: Camaçari, Candeias, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Dias d’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz. Desde agosto de 2022, o sinal da quinta geração de redes móveis já funciona em bairros de Salvador.

Governo contrata 1,8 mil educadores por meio de processo seletivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Saiu o resultado dos processos seletivos para contratação de professores da Educação Básica, Profissional e Indígena e a mediadores do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC) do estado da Bahia. A lista com todos os nomes aprovados está publicada na edição desta sexta-feira (24) do Diário Oficial do Estado.

O processo seletivo ofertou 1.800 vagas para professores, sendo 1.119 para a Educação Básica, 626 para a Educação Profissional e 55 para a Educação Indígena. Para os mediadores do EMITEC foram 315 vagas. De acordo com os editais das seleções, os contratos de trabalho serão sob o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), pelo prazo de 36 meses, podendo ser renovados por igual período, com carga horária de trabalho de 20 horas semanais.

Hoje, o governador Jerônimo Rodrigues comentou, numa rede social, o resultado do processo seletivo, antes de embarcar para a inauguração de mais um colégio estadual de tempo integral, desta vez no município de Jaguaripe. “É assim que a gente quer começar e qualificar o nosso ano letivo. Parabéns a todos nós e vamos para frente, a Educação precisa desse vigor”.

A contratação de mais professores reforça a prioridade que o Governo do Estado tem dado à educação, analisa a secretária Adélia Pinheiro. “A Bahia está realizando o maior investimento da história na área da educação, não apenas ampliando e modernizando sua rede de escolas, mas também contratando servidores e assegurando programas de assistência que visam garantir a permanência dos estudantes nas escolas, a exemplo do Bolsa Presença”, pontuou a gestora.

São quase 100 vagas em Itabuna e Jequié nesta sexta-feira
Tempo de leitura: 3 minutos

Quase 100 vagas de trabalho são ofertadas nos municípios de Itabuna, na região sul, e Jequié, no sudoeste, nesta sexta-feira (24) nas unidades do SineBahia.

São 83 oportunidades em Itabuna e 15 em Jequié para profissionais que possuem desde o nível fundamental ao superior, a exemplo de engenheiros civis. A lista completa das vagas pode ser consultada mais abaixo, clicando em Leia Mais.

A unidade do SineBahia em Itabuna funciona no andar superior do Shopping Jequitibá, na Beira-Rio. A de Jequié, na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. O atendimento vai até as 15h30min, e o candidato deve apresentar carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de endereço e escolaridade.

Leia Mais