Vereador que atacou baianos será processado pela Procuradoria Geral da Bahia || Foto Manuelli Boschetti
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Procuradoria-Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) entrará com representação no Ministério Público Federal contra o vereador gaúcho Sandro Fantinel, do município de Caxias do Sul. A PGE entende que o parlamentar praticou crimes de racismo e apologia ao crime. O órgão ainda estudará medidas reparatórias ao dano moral causado.

A Procuradoria-Geral da Bahia foi acionada pelo governador Jerônimo Rodrigues, que terça-feira (28), emitiu nota de repúdio ao pronunciamento do parlamentar, que acabou expulso do Patriota nesta quarta-feira (1º). Ele deve responder a processo movido também pelo Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul por apologia ao trabalho escravo. Além disso, a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul analisará pedido de cassação do mandato de Sandro Fantinel.

Na terça-feira, o vereador ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul para questionar a repercussão do caso de trabalhadores resgatados em situação de escravidão em vinícolas do Rio Grande do Sul. O parlamentar pediu que os produtores da região “não contratem mais aquela gente lá de cima”, se referindo a trabalhadores baianos.

O vereador afirmou também que “a única cultura que os baianos têm é viver na praia tocando tambor”. Um total de 207 pessoas foram resgatadas, no dia 22, de um alojamento precário no município de Bento Gonçalves. As pessoas eram submetidas a trabalho análogo à escravidão durante a colheita da uva para as vinícolas.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *