Ana Vitória, Marina Brandão e Ida Tambone: empatia e solidariedade
Tempo de leitura: 3 minutos

Os alunos de Medicina da Unex Itabuna participaram de um trote diferente para marcar o período letivo e das aulas da turma inaugural do curso. Cada um destinou parte do dia para um ato de amor ao próximo e que pode ajudar a salvar até quatro vidas, segundo especialistas, a doação de sangue.

Como “doadora de primeira viagem”, a estudante Marina Brandão, 18 anos e moradora de Teolândia, no baixo-sul do estado, estava muito tensa no início do processo, mas acabou relaxando e prometeu que a doação de sangue se tornará uma rotina em sua vida.

– Estava meio nervosa, mas foi tudo muito rápido, sem dores. Voltarei a doar sangue porque é uma forma de ajudar o próximo. São quatro vidas que posso contribuir para o tratamento. Hoje, eu estou ajudando, mas um dia um familiar também pode necessitar do ato de solidariedade de alguém – afirma ela.

Sentada numa poltrona à frente de Marina, outra futura médica. Mas, diferentemente da colega no Curso de Medicina da Unex, Valéria Souza Bastos estava tranquila, pois tornou-se doadora após uma promessa feita quando a mãe foi contaminada com o coronavírus, no início da pandemia. “Prometi que, se minha mãe se recuperasse, eu me tornaria doadora, mas, na verdade, já tinha vontade de me tornar uma voluntária”, diz Valéria, que está buscando a segunda graduação. Ela é advogada.

Valéria Souza faz parte do grupo “B -”, tipo sanguíneo de uma das categorias com menos doadores no Brasil. “É gratificante contribuir com outras pessoas que estão passando por momento difícil e que precisam de uma bolsa de sangue para sobreviver. Já sou doadora e aproveito o trote solidário para comparecer ao Banco de Sangue hoje”.

Alunos da Unex participam de trote solidário com doação de sangue || Foto Divulgação

EMPATIA

Entre os participantes do trote solidário desta quinta-feira estavam também as estudantes Ida Maria Tambone e Ana Vitória Santos Ribeiro. “Sempre pensei em ajudar a salvar vidas. Por isso, também que escolhi o curso de medicina. Foi a minha primeira doação de sangue. Aproveito para convocar outras pessoas que nunca doaram e que estão aptas a fazer o mesmo”, afirma Ana Vitória.

Ida Maria Tambone conheceu a realidade do baixo estoque do Banco de Sangue ao ser convidada a fazer um ato de solidariedade para uma amiga. “Depois disso, não mais parei de doar. Essa é minha quinta vez. Estarei sempre disponível para esse tipo de campanha, pois a empatia deve fazer parte das nossas vidas”, conta.

Eric Ettinger Junior coordena o curso de Medicina da Unex

Coordenador do curso de Medicina da Unex, o médico Eric Ettinger Junior  disse que a atividade, diretamente voltada à saúde e ao cuidado, demonstra “o comprometimento e a visão humanitária dos futuros médicos com a população, doando sangue já no início das aulas”.

ESTOQUE MÍNIMO

O Banco de Sangue de Itabuna precisa ter estoque mínimo de 1.200 bolsas mensais, mas, na maior parte do tempo, não passa de 900. Em fevereiro, por exemplo, foram 712 doações, as quais resultaram em 345 bolsas para o Calixto Midlej Filho, 308 para o Manoel Novaes e 297 para o Hospital de Base de Itabuna.

Instalado no anexo do Calixto, no Bairro Pontalzinho, o Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sem fechar para o almoço. Aos sábados, o atendimento ocorre até meio-dia. O telefone para tirar dúvidas é o 73-214-9126.

QUEM PODE DOAR?

Pode se tornar doadora de sangue qualquer pessoa que esteja em boas condições de saúde e esteja na faixa dos 16 aos 69 anos. Menores precisam de autorização dos pais e pessoas idosas precisam ter doado pelo menos uma vez na vida antes de ter completado 60 anos. Outro requisito é ter, no mínimo, 50 quilos, estar descansado na hora da doação e alimentado. Só não pode ter ingerido alimento gorduroso no intervalo de quatro horas antes da doação.

VESTIBULAR

A Unex segue com inscrições abertas para o processo seletivo para ingresso no primeiro semestre no Curso de Medicina, no campus de Itabuna. Os interessados têm até o dia 14 para se inscrever no site da instituição. A prova será aplicada no próximo 19. O resultado será divulgado em 23 de março, mesmo dia da matrícula.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *